Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

03 - Pequenas e médias empresas são os maiores alvos de ataques cibernéticos: Phising - Economia/Tecnologia

FORMAS DE CONTÁGIO
Os especialistas em segurança digital também alertam que hoje as fraudes cibernéticas podem atingir uma companhia de inúmeras formas, não apenas por vírus.
Foi o que aconteceu na padaria Pão Nosso, do Rio de Janeiro. A empresa tinha uma rede wi-fi compartilhada com funcionários e clientes. Sergio Silva, 45, conta que no começo deste ano descobriu que seu sistema de fluxo de caixa foi invadido por esse motivo.
"Após investigação de técnicos descobri que um golpista entrou no meu wi-fi e a partir daí invadiu meu computador. Tive que chamar a polícia e ainda tento reaver parte do meu prejuízo. Foi um barato que saiu caro", comenta.
O gerente de inteligência de mercado do Sebrae-SP, Eduardo Pugnali, afirma que esse tipo de problema poderia ter sido evitado com a simples contratação de serviços de terceiros para oferecer o wi-fi.
"Outros erros comuns são a compra de roteadores e outros equipamentos e o uso deles mantendo todas as configurações e senhas padrões de fábrica. As senhas muito fáceis ou ausência delas, o login compartilhado nas máquinas e contratar serviços de tecnologia não credenciados por empresas de tecnologia", completa.
Pugnali também alerta para os riscos dos usos de dispositivos móveis, em nuvem ou aplicativos por funcionários de empresas. Para ele o ideal é que cada companhia crie políticas de uso para cada equipamento ou programa, além de investir em treinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário