Total de visualizações de página

domingo, 15 de novembro de 2015

05 - Pequenas e médias empresas são os maiores alvos de ataques cibernéticos: Phising - Economia/Tecnologia

Um dos golpes mais comuns na Internet, já há alguns anos, o phishing é uma fraude que tem como principal objetivo “pescar” informações e dados pessoais importantes, através de mensagens falsas de e-mail, SMS ou por meio de redes sociais. Através desse método, criminosos conseguem nomes e senhas de usuários e, às vezes, até mesmo dados de contas bancárias e cartões de crédito. Conheça mais um pouco sobre esse tipo de golpe e fique preparado para não cair nele e ser mais uma vítima.

Phishing: Descubra como não ser "fisgado" (Foto: Reprodução/TechTudo)

Em julho de 2010, um desenvolvedor vietnamita chamado Thuat Nguyen foi banido pela Apple por ter feito compras fraudulentas no nome de mais de 400 usuários do iTunes. Esse tipo de ocorrência mostra o quão perigoso pode ser esse tipo de golpe, tanto para as empresas como para os usuários comuns.
Apesar de ser bastante variado, normalmente o phishing sempre tem o mesmo objetivo: roubar informações confidenciais de pessoas ou empresas. Isto é, conseguir nomes de usuários, e-mails e senhas ou qualquer outra informação relacionada a identidade online, para, assim, obter acesso a algo importante como serviços, contas bancárias e cartões de crédito e débito.
Para conseguir seus objetivos, os criminosos virtuais se aproveitam de conversas falsas em sites, programas e aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails, fazendo os usuários clicarem em links maliciosos. Há casos em que são construídas páginas inteiras para imitar sites de bancos e outras instituições, somente para fazer o internauta pensar que está no site original e digitar as informações.
Para não cair em armadilhas como essa, o internauta precisa estar muito atento ao que acessa e usar alguma ferramenta de segurança que tenha proteção contra phishing. Só assim será possível escapar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário