Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de março de 2018

01 - Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) - Saúde



Aproveitando o caso mais famoso, vou continuar em esclerose lateral amiotrófica, vito que informação, como sempre escrevo, nunca é demais, e aprender é sempre bom, nos auxilia a formar opinião.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa fatal de causa desconhecida que acomete os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos voluntários. É caracterizada pela perda progressiva da força muscular, que afeta os movimentos, a fala e a deglutição, causando paralisia.
Trata-se de uma doença rara, que atinge cerca de 0,002% da população mundial, e faz parte de um grupo de doenças chamadas doenças do neurônio motor (MDN).
Os neurônios motores são os responsáveis pelos movimentos voluntários, ou seja, aqueles que são feitos por vontade própria do indivíduo. Existem dois tipos de neurônios motores: o superior e os inferiores. No cérebro, o neurônio motor superior envia impulsos elétricos que viajam até os neurônios motores inferiores (localizados ao longo da medula espinhal). Esses impulsos são conduzidos até os músculos, que os transformam em movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário