Total de visualizações de página

sábado, 10 de março de 2018

“Muro da Vergonha” causa indignação ao separar ricos e pobres em Lima

Peruanos compartilham com indignação as imagens do “Muro da Vergonha”— uma construção que separa bairros ricos e pobres — em uma tentativa de envergonhar aqueles que o construíram.
Resultado de imagem para muro da vergonha peru
O muro de concreto e arame farpado tem três metros de altura, recebeu o apelido de “Muro de Berlim Peruano” e foi construído em um subúrbio de Lima.  A estrutura divide os bairros de San Juan de Miraflores e Surco e separa o condomínio de Las Casuarinas, onde moram as pessoas mais ricas do país, da favela de Vista Hermosa, ao lado.  O muro foi projetado e construído porque os habitantes dos bairros mais ricos temiam que seus vizinhos pobres invadissem e roubassem suas casas.
De acordo com os ativistas, essas imagens nunca antes vistas, foram feitas para sensibilizar e envergonhar aqueles que apoiam a construção do muro.  A mídia local disse o seguinte sobre o muro: “As casas de madeira iluminadas por velas e os telhados esburacados contrastam com casas multimilionárias, e estão a poucos quilômetros.” Alguns começaram a protestar escrevendo mensagens no muro. Um dos grafites diz: “O meu país é teu, o meu país é meu, o meu país é de todos.”
As imagens foram tiradas por três grupos comunitários: Brigada Muralista, Espaço Aberto e Combate à Fome. Eles se reuniram no fim de semana e com a ajuda de crianças e moradores locais, fizeram pinturas na parede do muro.
O objetivo dos grupos era dar cor ao concreto cinzento e triste do muro, e fizeram uma chamada pelo Facebook às “mãos e corações para pintar o muro da vergonha”. Segundo a Oxfam, a América Latina e o Caribe têm a maior desigualdade salarial do mundo.
Não dá para deixar de comentar. Vejamos que o muro separa uma propriedade privada, seja condomínio, ou associação, que deve ter autorização dos órgãos fiscalizadores para poder cercar a área, delimitando a propriedade.
Considerando isso, o muro, não oferecendo risco sobre quem passa ao lado, pode ter o tamanho tal, com proteção, para evitar invasões. Ou seja, nada mais que alguém protegendo e limitando sua propriedade. Simples assim, apenas manifestantes que se sentem ofendidos por não conseguirem comprar sua casa do outro lado do muro.
Infelizmente, dá-se muita popularidade a manifestações sem sentido, apenas quem inveja o sucesso do outro, simples assim. Que trabalhem e conquistem, mas com seus próprios esforços e não com os alheios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário