Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2018

06 - Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) - Saúde

-Autoimunidade
Quando ocorre um erro no sistema imunológico e ele começa a atacar as próprias células normais do corpo, os neurônios motores podem ser atingidos.

-Consumo incorreto de proteínas
O consumo incorreto pelas células nervosas pode acumular formas anormais de proteínas dentro das células, causando a sua destruição.

- Fumo
O fumo pode causar alterações nos ácidos nucleicos (DNA e RNA), o que danifica a produção de proteínas, enzimas etc., que, por sua vez, podem destruir os neurônios. Esse é o único fator de risco exterior comprovado.
Estudos mostram que fumantes tem duas vezes mais chances de desenvolver ELA do que pessoas que nunca fumaram. Já ex-fumantes tem um risco intermediário.

-Fatores não confirmados
Existem alguns fatores em comum em vários grupos de portadores de ELA, porém há pouca evidência de que sejam responsáveis pelo desencadeamento da doença. Alguns deles são a exposição a pesticidas e toxinas, hormônios pós-menopausa e exercícios físicos, incluindo esportes.
Nos Estados Unidos, acredita-se que os soldados que lutaram na 2ª Guerra Mundial, na Coréia, Vietnã e Golfo Pérsico, possuem mais chances de desenvolver a doença. Algumas razões para isso são a exposição a metais pesados, toxinas e o esforço físico intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário