Total de visualizações de página

domingo, 25 de março de 2018

04 - Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) - Saúde

Atrofia muscular progressiva
Correspondente a 10% dos casos, a atrofia muscular progressiva está limitada aos neurônios motores inferiores. Esse tipo é caracterizado por fraqueza progressiva ao longo dos anos, não sendo muito diferente da ELA.

Paralisia bulbar progressiva
Em alguns casos raros, a doença ataca os músculos bulbares, afetando a língua e a boca. O paciente tem problemas para falar, mastigar e engolir, além de, em alguns casos, liberar saliva excessiva (baba).
Pela dificuldade em engolir, esses enfermos podem acabar levando a comida ou bebida ao pulmão, o que causa engasgos e aumenta as chances de contrair pneumonia ou outras doenças do trato respiratório.
Em geral, o portador desse tipo acaba desenvolvendo um quadro típico de ELA, pois a disfunção muscular é causada pela degeneração de neurônios motores inferiores.

Esclerose lateral primária
Nesse tipo, apenas os neurônios motores superiores são afetados. O progresso da doença é parecido com o da ELA, porém se desenvolve mais lentamente e em muitos casos não chega a ser fatal. É a forma mais leve e mais rara da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário