Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A Sony ainda em restruturação - Economia

A Sony anunciou que deixará de produzir leitores de livros digitais (e-readers) para mercados fora do Japão. A empresa foi uma das pioneiras nesse setor, mas vinha enfrentando dificuldades para concorrer com o Kindle, da Amazon, e outros leitores. 
Em comunicado enviado à BBC, a Sony afirma que o modelo PRS-T3 não terá sucessores e que as vendas serão encerradas após o esgotamento dos últimos lotes do produto. Há poucos meses, a Sony já havia começado a direcionar os usuários de suas lojas de livros para a loja de livros dos e-readers Kobo. Os e-readers da Sony não chegaram a ser lançados oficialmente no Brasil.
A notícia da saída do mercado de e-readers não é surpresa para quem acompanha as notícias mais recentes da Sony. A empresa passa por uma profunda restruturação e recentemente deixou também o mercado de notebooks, vendendo a marca Vaio e fábricas para um fundo de investimento japonês.
Além da restruturação, a dificuldade em concorrer com a Amazon e a queda de preço de tablets e smartphones também colaboraram para a saída do mercado de e-readers. Com a concorrência cada vez maior de tablets e smartphones, o e-reader vem se tornando cada vez mais uma categoria de nicho, pouco atraente para uma empresa global do porte da Sony.
Não basta inovar e ser o primeiro. Lembrando a Kodak que foi sinônimo em imagem, e criou (uma de suas muitas patentes) a câmera digital. A Olivetti, gigante italiana em máquinas de escrever criou a impressora matricial, mas se perdeu pela insistência num produto que foi sendo abandonado. A Palm, que já pertenceu à 3Com e posteriormente foi colocada como empresa independente, adquirida pela HP, e tendo sua linha descontinuada...
Getty Images E-readers da Sony serão vendidos apenas no Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário