Total de visualizações de página

domingo, 24 de agosto de 2014

Internado por ser Ateu - Sociedade/Religiosidade


Mubarak Bala foi mantido sob medicação em um estabelecimento no Estado de Kano, no norte da Nigéria, a pedido da família. Segundo relatos, os parentes temiam pela segurança dele, que recentemente se declarou ateu publicamente.
Dentro do hospício, Bala teve o celular confiscado, mas conseguiu pedir ajuda por email e nas mídias sociais. Ele foi libertado na terça-feira por causa de uma greve no hospício, que resultou na alta de vários pacientes. Apesar de diversos pedidos, o hospício não apresentou ao advogado de Bala nenhuma declaração por escrito com um diagnóstico formal ou qualquer justificativa por mantê-lo internado contra sua vontade.
Após sua libertação, Bala disse que queria "superar esse caso em nome da reconciliação". 
"Agradeço a todos pela preocupação e conselhos. Para aqueles que fizeram ameaças contra mim, peço que pensem e aprendam a tolerar opiniões diferentes das suas. Educação e liberdade de expressão não podem ser curadas, mas o amor pela humanidade é a nossa panaceia."
Bem, existe uma infame piada que diz: "Sou ateu, graças a DEUS". Particularmente tenho minha fé, e não gosto de discutir religiosidade. Gosto sim, de discutir respeito à individualidade, desde que se respeite o direito de outrem, e não prejudique à terceiros.
Impor atos de fé, pela força, coação ou outro meio que não seja o sentimento pessoal, é remeter as pessoas à atos contra seus valores. Lembro do filme "Todo Poderoso", onde numa cena, aquele que foi escolhido para substituir DEUS, tentou fazer com que o amassem. E sofreu por não conseguir, apesar de poder fazer tudo, menos convencer as pessoas a aceitar sua existência e ama-lo.
É bem isso, não se pode obrigar alguém a amar quem não querem. Mas podemos ensinar a respeitar. Assim devem ser as Religiões, que infelizmente, em alguns casos, numa visão equivocada, condena a existência de quem não professa a mesma fé...

Nenhum comentário:

Postar um comentário