Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de março de 2015

01 - Empreendedorismo ou uma Furada? - Economia


O perfil comportamental de um empreendedor é crucial para o sucesso de um negócio. Se uma pessoa não gosta de receber críticas, por exemplo, ela pode não estar preparada para lidar com as incertezas de ter uma pequena empresa oustartup. "Tem que saber ouvir mais do que falar", resume João Bonomo, professor do Ibmec/MG.
Se você desconhece o mercado que deseja atuar, esse pode ser outro indício de que oempreendedorismo não é a sua melhor opção de carreira. "É preciso definir o ramo e pesquisar a fundo sobre o assunto", ensina Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP.
Para Luiz Arnaldo Biagio, professor da BSP - Business School São Paulo, o empreendedor que não sabe escolher sócio também pode colocar sua ideia de negócio em risco. "Você pode ter problemas no futuro se convida somente amigos ou familiares que não dominam o assunto para a empresa", afirma. Veja outros sinais de que você não está pronto para empreender.

1. Não sabe o que quer
Você quer montar um restaurante ou criar um aplicativo? "É preciso definir muito bem sobre o ramo que deseja atuar", afirma Nagamatsu. Se estiver em dúvida de que tipo de negócio deseja abrir, o professor recomenda pesquisar bastante antes de investir tempo e capital.
Para Bonomo, frequentar eventos e conversar com empreendedores do ramo são algumas atitudes que podem ajudar na hora de decidir. Não é recomendável investir em um produto ou serviço que você não se sinta seguro.

2. Só tem conhecimento técnico
Quem é o seu cliente e qual é o problema que você irá resolver? Muitos empreendedores iniciantes acreditam que ter experiência com um produto, por exemplo, já é suficiente. "Conhecer tecnicamente bem o problema, mas não saber nada do mercado que ele quer atuar não é bom. A possibilidade de sucesso é muito maior para quem conhece bem o mercado", conta Bonomo.
Além disso, é importante avaliar se a pessoa entende que ela terá que fazer tudo no início. Buscar novos clientes, fazer a divulgação da marca e gerenciar o negócio são tarefas essenciais no começo de um empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário