Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de março de 2015

05 - Rede Sociais - Tecnologia/Sociedade

A Chegada do Orkut (2004)

O Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut Büyükkokten, ele que levaria seu nome a rede social, criou o Orkut com a proposta de possibilitar aos usuários a criação de novas amizades. Em seu lançamento o público alvo seria os internautas americanos.
No entanto, a rede social faria maior sucesso em dois países em especial o Brasil e a Índia. O Orkut se tornou uma febre, inicialmente era necessário o envio de um convite por parte de algum amigo que já estava participando da rede. Isso gerou uma enorme interação por parte dos usuários que dessa forma rapidamente difundiram o uso do Orkut.

Fundação do Facebook (2004)

No mesmo ano outra rede social era criada, no inicio chamado de The Facebook, o Facebook seria fundado pelos ex-estudantes da Universidade de Harvard Mark ZuckerberDustin MoskovitzEduardo Saverin e Cris Hughes.
No seu inicio funcionaria de forma restrita somente para os estudantes de Harvard. Com o passar do tempo foi expandindo para outros campos estudantis e somente em 2006, qualquer usuário com mais de 13 anos poderia criar o seu perfil no Facebook.
Atualmente o Facebook lidera o ranking de redes sociais no Brasil, onde em julho de 2012, ele aparece com 54,99% da preferência nacional em visitas. O Facebook tem utilizado diversas estratégias com o claro objetivo de manter os usuários o maior tempo possível conectado a sua rede. Existem planos do lançamento de um navegador próprio, sendo esse navegador resultado da compra do navegador Opera, que atualmente possui cerca de 200 milhões de usuários.
O Facebook tem crescido a medida que a rede social evolui como uma espécie de habitat completo, onde os aplicativos, jogos e recursos tem proporcionado aos usuários um leque cada vez maior de atividades possíveis dentro da rede social.

Chegada do Twitter (2006)
No ano de 2006 criado pela Obvios Corp, seria lançada a rede social Twitter, até então considerada a mais inovadora no que se refere à velocidade da informação. O termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar os demais pássaros sua atual localização e atividade.
Com características bem diferentes das demais redes sociais, e com apenas 140 caracteres para publicação de algum conteúdo o Twitter passou alguns anos no anonimato. O Orkut até meados de 2008 era grande preferência da maioria dos brasileiros, mas, a partir do ano de 2009 o Twitter foi conquistando cada vez mais espaço se tornando hoje uma das principais redes sociais do mundo.
O Twitter conseguiu se manter como uma das redes sociais mais acessadas do mundo, e mesmo com o crescimento vertiginoso do Facebook, conseguiu manter o seu público fiel. Outro destaque para a rede social do pássaro azul, está relacionado aos ganhos da rede social com publicidade.
Dados recentes apontam que o Twitter pode gerar até U$ 1 bilhão de vendas até 2014, o que representa um crescimento duas vezes maior do que era previsto pelos especialista da área. Esse números são levantados de acordo com a demanda publicitária relacionada ao total de usuários da companhia. Atualmente o Twitter possui cerca de 140 milhões de usuários.


Chegada do Google+(2011)

Após algumas tentativas frustradas de lançar uma rede social que realmente fizesse sucesso, o Google lançou o novo projeto chamado de Google+ ou plus. A gigante das buscas lancaria seu novo projeto dando destaque nos círculos e a Social Search.
A ideia inicial da rede Google+ seria permitir uma interação dos usuário de maneira seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade. Utilizando ferramentas como o Hangout onde é possível fazer uma conferência em tempo real com vários usuários, o Google trouxe a presença de grandes artitas para representar a rede social.

O sucesso de cadastros no Google+
A rede social teve um pico de 90milhões de cadastros, um verdadeiro sucesso. No entanto, isso não se converte em usuários ativos na rede social, principalmente no Brasil onde a grande favorita ainda é o Facebook. O Google recentemente criou a Search your world onde relaciona diretamente o Google+ com os resultados de buscas. Dados divulgados pela Experian Hitwise em agosto de 2012, apontam o Google Plus com um crescimento de nada menos que 5.750% em visitas. Porém, apesar do exponencial crescimento, o Google ainda tem um vasto mercado para conquistar. Segundo o levantamento, o G+ possui apenas cerca de 1,17% de participação no mercado, atrás do Youtube com 17,92% e o Orkut com 12,42% (que encerrou as atividades).

Nenhum comentário:

Postar um comentário