Friendster (2002)
Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas, uma das redes sociais dessa época que mais se aproxima do formato atual é a rede chamada Friendster. Essa rede social conquistou muitos internautas, pesquisas feitas na época revelaram que 1 em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.
Com o conceito de circulo de amizades a Friendster encorajava laços de relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da Sixdegrees ela também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos. A Friendster registrou mais de três milhões de usuários cadastrados, assim como o grande número de usuários os problemas técnicos enfrentados pela rede social eram constantes. Atualmente ele ainda possui muitos usuários na Ásia.
My Space 2003
Logo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecida como My Space, ela por sua vez era concebida como o “clone” da Friendster uma espécie de nova versão. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira versão feita, apressadamente, segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias.
Com o seu aperfeiçoamento, o My Space se destacou por se mostrar uma rede social totalmente interativa, com espaços para músicas, fotos e um blog que poderia ser personalizado por cada usuário. O My Space se tornaria uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.
LinkedIn A rede social dos empresários (2003)
Lançada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma proposta totalmente diferente das redes sociais daquela época. Ao contrário das demais essa rede social não tinha como foco a integração de grupos de amizades com interesses em comum. O assunto era profissional; conhecida como uma recurso para os empresários que queiram se comunicar com os outros profissionais o Linkedin trata a ligação entre os usuários com o termo conexões e não contatos como nas demais redes.
Web 2.0
O grande “Boom” das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da web 2.0, ela que por sua vez indicava a chegada da segunda geração de comunidades, uma espécie de evolução da web criada nos anos 90. Entre janeiro de 1994 á janeiro
Essa evolução não estava ligada a atualizações técnicas, mas, a uma nova forma de utiliza-la e encara-la, tanto pelos seus usuários como também pelos próprios desenvolvedores. Apesar de muitos identificarem essa nova termologia como apenas uma estratégia de marketing, o fato é que exatamente no ano de 2004 seria lançada a rede social que surgiria como um grande fenômeno no Brasil e no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário