Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Benesses à Foxconn - Economia/Política


Portaria interministerial publicada no dia 25, no Diário Oficial da União habilita a Foxconn Indústria de Eletroeletrônicos a receber incentivos fiscais para a fabricação do iPad no Brasil. Embora a portaria não cite diretamente o tablet da Apple, o governo já havia dito que a fabricante tinha interesse em produzi-lo no País. Os incentivos envolvem a isenção dos impostos IPI, PIS e Cofins.
A portaria interministerial no. 34 habilita a Foxconn a receber os incentivos para produzir “microcomputador portátil, sem teclado, com tela sensível ao toque (‘touch screen’), de peso inferior a 750g (Tablet PC)”, diz o texto publicado no Diário Oficial. O iPad tem peso de 601 gramas (3G) e de 613 gramas (3G + Wi-Fi).
A portaria foi assinada pelos ministros Guido Mantega (Fazenda), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e pelo então ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que desde terça-feira (24) responde pelo Ministério da Educação.
Nada contra o incentivo à produção industrial no país, somos carentes de exportação de produtos que não sejam apenas minérios na forma bruta, carne não processada e alimentos "in natura". A Foxconn é a maior empresa no mundo de terceirização de eletro-eletrônicos.
Já escrevi sobre a empresa, por consequências de sua planta industrial na China, onde emprega mais de 400mil pessoas num único local. Seu proprietário deixou claro a necessidade de robotizar linhas de produção. Esses benefícios concedidos apenas são efetuados sem muitas exigências como manutenção de empregos na manufatura dos produtos.
Receber empresas de alta tecnologia fomenta a economia local, desde que venha com outras características, como transferência de tecnologia. A terceirização que a empresa se especializou, não permite que o desenvolvimento seja compartilhado, visto os contratos de exclusividade mantidos com seus contratantes.
Vejo isso, e espero estar errado, apenas como forma de reverenciarmos o capital especulativo, deixando de lado as reais preocupações sociais, apenas para dizermos que o Ipad é produzido com um grafismo: "Made in Brazil"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário