Total de visualizações de página

sábado, 26 de dezembro de 2015

06 - Religião ajuda, mas não é fundamental para a formação do caráter dos filho


RESPEITO: saber ouvir o outro lado inspira tolerância e companheirismo entre as pessoas, mesmo que elas não concordem. Vale começar ouvindo o que as crianças têm a dizer, antes de impor um modelo de educação em que só os pais têm algo a falar. Foto: Getty Images

“Eu quero que essa seja uma decisão deles. Vou respondendo as dúvidas, conforme elas vão surgindo, mas creio que cada ser é capaz de escolher qual caminho seguir, por isso não os batizei. Eu tenho muito respeito pelos meus filhos, não quero que convivam com a culpa que certas religiões imputam, ou a ideia de céu e inferno. Eu os educo para serem bons, justos, respeitar o ser humano independente de raça, credo, cor, orientação sexual e, principalmente, para serem felizes”, diz Flavia.
Se a religião é fonte de conflito em casa, por causa de discordâncias pessoais dos pais, os efeitos negativos sobre as crianças são muito maiores. Disputar os pequenos, para que sejam convertidos, pode gerar traumas e total aversão à ideia de espiritualidade. Nesses casos, uma criação livre da crença em uma força superior é mais saudável, porque se afasta dos conflitos e do próprio fanatismo religioso.
“Se o ensino é muito rígido, pode ter efeitos negativos sim. Para a criança, a referência dela não está em Deus, e sim no pai e na mãe. Não é só a religião que vai formar o caráter da criança. Todas podem ser benéficas ou prejudiciais, o que muda é a forma como isso chega à criança. Você pode passar noções sobre a importância do amor e do respeito, por exemplo, sem se aliar a uma religião. Mesmo assim, é muito difícil, porque ela funciona como um guia para os pais e ajuda nessa tarefa de criar os filhos”, explica a psicóloga Caroline Daher.
Se o respeito às diferenças e o amor são a base das doutrinas religiosas, então a ideia de não crer em Deus não precisa ser encarada como algo negativo. Para Caroline, é possível ter valores morais fortes - que se opõem a preconceitos clássicos, aliás - sem usar a religião como um suporte. “Quantas pessoas têm uma crença religiosa e na, prática, funcionam de outra maneira? É uma contradição. Frequentar uma religião não significa praticar, de verdade. Não ter uma crença não quer dizer que você é incapaz de amar o próximo, e os filhos precisam ser criados com essa noção”, reforça ela.
Colocando agora minha posição pessoal, podemos passar aos filhos, e tenho assim feito, que acredito na religiosidade e a pratico. Deixo à vontade para que escolham o momento que vivam a espiritualidade, não impondo qual deva ser o caminho, pois entendo, existem muitos. Então, a escolha, a fé, vai depender do momento de cada um, sem imposição, quando acharem que isso vai somar às suas vidas.
Assim sendo e agindo, como vejo, irão escolher o que irão acreditar, ou não, sem a obrigação em seguir os pais. Como aprendi e acredito, o caminho é pessoal, e compete definir no momento que se achar certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário