Total de visualizações de página

sábado, 16 de janeiro de 2016

01 - Fluxo Migratório - Sociedade

Bem, hoje quero abordar um assunto um tanto incomodo: Fluxo Migratório. Antes de mais nada, vamos a alguns conceitos. Trata-se de uma referência genérica ao movimento de entrada (imigração) e saída de pessoas (emigração). Migrante é todo aquele que saiu de seu lugar de moradia por um período mais ou menos longo de tempo. Para o lugar de onde ele saiu o migrante é um emigrante. No lugar para onde ele vai, ele será um imigrante.
Na atualidade, como no passado, as populações estão em permanente deslocamento. O planisfério mostra as principais migrações, assinalando igualmente as regiões de acolhimento e as regiões de origem dos migrantes.
Fluxos migratórios fazem parte do processo de globalização, pois com o deslocamento de pessoas acontece o deslocamento de informações culturais, econômicas, sociais e políticas. Com o desenvolvimento de novos meios de transporte, os fluxos de migração têm aumentado, pois se deslocar de um local para outro tem se tornado uma pratica cada vez mais fácil, rápida e econômica.
O fluxo migratório é uma maneira que as pessoas acham de tentar uma nova vida em outro país ou até mesmo continente. Os motivos das migrações podem ser por causa de catástrofes ambientais , falta de trabalho , ou desastres naturais.
Fluxo migratório internacional é como se chama o deslocamento concentrado de populações de determinada região em direção a outro país. Por exemplo, os Estados Unidos são pólo de atração de imigrantes asiáticos, latino-americanos e da África subsaariana. A Europa atrai imigrantes africanos, asiáticos e, mais recentemente, europeus orientais. 
Atualmente, as restrições à livre circulação de pessoas estão aumentando nos países industrializados, apesar da formação dos blocos econômicos. Os trabalhadores árabes, turcos e africanos, que nos últimos trinta anos acorreram à Europa para trabalhar na construção civil e nos empregos de menor qualificação, estão sendo cada vez mais discriminados pela legislação dos países europeus. 
Da mesma maneira, os Estados Unidos têm aumentado as dificuldades impostas à imigração de trabalhadores, principalmente latino-americanos, que buscam emprego em seu território.
Portanto, os principais fluxos migratórios são América Anglo-saxônica e países da Europa Ocidental por serem países desenvolvidos com baixos custos de vida, por terem uma economia desenvolvida, alem de saúde e etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário