Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

04 - Fluxo Migratório - Sociedade


Quatro motivos para o intenso fluxo migratório em direção à Europa

A guerra civil na Síria e a expansão do Estado Islâmico
Foto: Mehmet Shakir / AP
A chegada à Europa de imigrantes predominantemente sírios, além de afegãos, eritreus enigerianos, aponta para a gravidade da guerra na Síria que, embora já complete quatro anos, vem sendo intensificada pelas ações terroristas do Estado Islâmico. No total, mais de 230 mil já morreram e 11,5 milhões de pessoas já deixaram suas casas.

Os países vizinhos restringem a passagem de refugiados sírios
Foto: Petros Giannakouris / AP
Os refugiados da Síria se veem obrigados a buscar novas rotas para a Europa, já que, com milhares de sírios se exilando na Jordânia, no Líbano e na Turquia nos últimos quatro anos, estes países estabeleceram restrições para novas imigrações ao serem sobrecarregados com o intenso fluxo migratório.

O aprofundamento da crise na Líbia
Foto: ISMAIL ZITOUNY / REUTERS
A existência de dois governos na Líbia, um reconhecido pela comunidade internacional e outro controlado por milícias rebeldes, favoreceu a expansão das máfias de tráfico de imigrantes, especialmente aqueles vindos das regiões subsaarianas. Milhares de essoas morreram na costa líbia, tentando passar pelo Mediterrâneo.

O uso das redes sociais
Foto: ATTILA KISBENEDEK / AFP
Ferramentas como o Facebook, o WhatsApp e o Viber se tornaram uma importante fonte de informação para aqueles que buscam refúgio fora de seu país de origem. Nas redes sociais, é possível encontrar preços, instruções e contatos de migrantes e traficantes para a viagem a caminho de asilo em outras nações.


De qualquer forma, com ajuda ou sem ajuda de redes sociais, abandonar seu país de origem, é abandonar suas raízes. Diferentemente de uma escolha por um emprego melhor, maiores ganhos, fugir por buscar uma esperança de vida com melhores condições, entristece. Lamentar que o radicalismo provoca muito mais, que desastres naturais.
O radicalismo extirpa sonhos, e ceifa vidas apenas pela discordância. Mas espero que dias melhores venham, e mudar de local, seja apenas uma opção, não uma fuga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário