Total de visualizações de página

domingo, 17 de janeiro de 2016

02 - Fluxo Migratório - Sociedade


“Migrantes e refugiados interpelam-nos. A resposta do Evangelho da misericórdia”. Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 102º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado que será celebrado hoje, no âmbito do Ano da Misericórdia.
A Frontex, Agência de Controlo das Fronteiras Externas da União Europeia, informa que mais de 280 mil migrantes passaram as fronteiras do território europeu de forma ilegal em 2014 e mais de 200 mil das entradas de migrantes ilegais foram feitas através de travessias pelo Mar Mediterrâneo.
As principais rotas, por terra e mar, identificadas pela Frontex são as rotas da África Ocidental, ilhas Canárias, do Mediterrâneo Ocidental, Ceuta e Melilla, do Mediterrâneo Central, Itália e Malta, do Mediterrâneo Oriental, Turquia, Grécia e Hungria.
Este movimento migratório para a Europa demonstra que as travessias continuam a aumentar consistentemente, de acordo com os dados parciais de 2015 já fornecidos pela Frontex. A Rota do Mediterrâneo Central é uma das mais utilizadas pelos migrantes ilegais e, de acordo com os dados da Frontex, refere-se ao fluxo migratório vindo do norte de África para Itália e Malta, através do Mar Mediterrâneo.
Nesta rota, a Líbia serve, grande parte das vezes, como ponto de passagem para os migrantes do Corno de África e de rotas da África Ocidental, que embarcam de solo líbio com destino à Europa. Os migrantes e refugiados que atravessam o Mar Mediterrâneo em direção à Europa escapam à guerra, ao terrorismo, à discriminação social e religiosa e à pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário