Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Direitos de Imagem? - Justiça/Comportamento


Um juiz de corte federal em São Francisco (Califórnia, EUA) decidiu que um macaco que ficou famoso mundo afora após fazer um selfie não tem direitos autorais sobre o autorretrato. O caso foi levado à Justiça pela entidade de defesa dos animais Peta, que queria que todos que publicassem a foto pagassem pelo seu uso. O dinheiro seria revertido para cuidados com o símio.
O juiz William Orrick afirmou que, legalmente, muito já foi feito para a proteção de animais, mas não há qualquer menção a direitos autorais. Naruto, membro da espécie Macaca nigra, virou pop star em 2011 ao pegar a câmera do fotógrafo britânico David Slater, em Sulawesi (Indonésia), e tirar uma foto dele mesmo.
O órgão regulador de direitos autorais dos EUA, o US Copyright Office, decidiu que Slater não tem direito sobre a imagem, que circulou pelo mundo. O britânico alega ter perdido muito dinheiro com a veiculação das imagens, de acordo com reportagem do “Los Angeles Times”.
Jeff Kerr, advogado da Peta, disse que a organização continuará lutando pelos direitos do macaco. “Este caso está expondo a hipocrisia daqueles que exploram os animais para seus próprios ganhos”, afirmou ele.
Uma pergunta básica: se a PETA quer angariar fundos para cuidar do símio, não seria melhor pedirem doação para os que fazem uso da imagem? Sei que muitas Fundações, ONG´s e Institutos são lícitos, e possuem credibilidade, mas algumas coisas que pleiteiam ficam sem sentido e fica uma sensação de ganância...

Nenhum comentário:

Postar um comentário