Total de visualizações de página

sábado, 23 de janeiro de 2016

03 - A nudez na rede - Sociedade/Comportamento

Para Fernanda Preto, a arte se apropria de qualquer coisa. Segundo ela, a arte questiona esse modelo de imagem corporal idealizado pela sociedade ao longo dos tempos. “A fotografia escancara esse corpo representado de tantas formas e tão modificado ao longo da história”, observa ao destacar – citando o antropólogo Marcel Mauss - que “a arte sempre esteve presente nas relações sociais e as relações sociais na arte”.
Mas se fotos de anônimos pipocam na internet e vão parar em exposições artísticas, por que o mesmo não pode ocorrer com as fotos de celebridades.
Recentemente, uma galeria na Flórida se viu no epicentro de uma grande polêmica envolvendo nudez, celebridades, fotografia e arte. O artista XVALA havia anunciado que iria expor as fotos vazadas de celebridades como Jennifer Lawrence, Kirsten Dunst, Kate Upton, Avril Lavigne e outras em tamanho real na mostra “No delete”, parte de seu projeto “Fear Google” (“Tema o Google”, em tradução literal). O anúncio gerou fortes reações dos representantes das celebridades e do público e provocou um recuo por parte de XVALA. O artista, no entanto, fez um adendo. Sem as fotos vazadas das celebridades, a discussão sobre privacidade na era digital pretendida por ele com “No delete” estaria incompleta.
“Talvez em dez anos, ninguém mais se preocupe tanto assim”, projeta Serle. Fernanda concorda. “Isso mostra o conservadorismo que ainda se faz presente. Caso contrário, não seria uma grande notícia uma celebridade se fotografar e deixar escapar isso na internet. Afinal, trata-se de uma mulher lidando com seus próprios desejos e escolhas para sua afirmação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário