Com isso, pipocam manifestações contrarias por todos os cantos do mundo.
A marca têxtil italiana Benetton lançou na quarta-feira uma campanha publicitária intitulada "Unhate" (sem ódio, em português) que mostra um conjunto de fotomontagens de líderes políticos e religiosos mundiais a beijarem-se na boca. O chefe de Estado norte-americano aparece em duas imagens com os seus homólogos chinês e venezuelano, Hu Jintao e Hugo Chavez, respetivamente.
O papa Bento XVI, o grande imã da mesquita Al-Azhar (Cairo) Ahmed el-Tayyeb, Nicolas Sarkozy, Angela Merkel, Benjamim Netanyahu, Mahmud Abbas e os líderes da Coreia do Norte e da Coreia da Sul, Kim Jong-il e Lee Myung-bak, respetivamente, também são visados na campanha publicitária.
O Vaticano anunciou que vai recorrer à justiça para evitar a difusão da fotomontagem publicitária. O anúncio do Vaticano foi feito num comunicado da Secretaria de Estado, depois de a marca de roupa italiana ter anunciado na quarta-feira a decisão de retirar a fotomontagem do papa a beijar na boca o imã egípcio da mesquita Al-Azhar. Um conselheiro do grande imã para o diálogo inter-religioso afirmou que a campanha publicitária é "irresponsável e absurda".
Ponderando com equilíbrio o que se observa simplesmente que o objetivo inicial de polemizar e transformar a marca com visibilidade aconteceu, com ela estampada em todos os jornais e telejornais do mundo, com discussões acaloradas. Acho que estão fazendo muito barulho, onde alguns sagazes publicitários considerando-se intocáveis, e hábeis manipuladores de ferramentas de edição de imagens, se consideram livres para poder expressar através da arte, e ganham milhões com a criatividade irresponsável. Não faz muito tempo que brincaram com o grafismo, com a imagem de Maomé.
Passou da hora de pararem de ser crianças, brincando e fazendo piadas, e ter um pouco mais de responsabilidade, buscando se antecipar e polemizando sim, mas respeitando as pessoas...
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