Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

01 - Os médicos de Cuba - Trabalho/Saúde/Educação


Muito tem se falado e discutido à respeito do Programa do Governo Brasileiro - Mais Médicos, que tem conotações políticas, deixando claro uma tentativa de alavancar candidaturas paras as eleições do próximo ano. Não gosto de escrever sobre assuntos locais, pois tenho leitores de várias países, atingindo todos os continentes.
Mas o tema é complexo, visto que abre o precedente de contratar médicos de outros países para atuarem, com anuência governamental, em locais que necessitam desses profissionais. Mas o que há de errado nisso?
Não haveria problema algum de trazer Médicos habilitados de qualquer lugar, mas é necessário se observar alguns detalhes, como a qualificação destes, dentro dos problemas brasileiros (observando a atuação local), domínio do idioma, e uma prova que todos deveriam fazer onde se avalia a bagagem que trazem de aprendizado.
Devemos lembrar que, a estrutura de apoio é de suma importância, para que qualquer trabalhador possa externar o que sabe, e fazer aquilo que se espera. Como exemplo, não podemos esperar que Engenheiro Automobilístico, ateste uma construção predial, visto que a especialização deste é numa área específica. Para a Medicina, existem as especializações, além da clínica médica, para adquirir a formação.
Então, um estudante de medicina, que concluiu, dentro do programa normal curricular brasileiro, os 6 anos de formação, teria de fazer a clínica médica que o habilita a uma cirurgia, e outros procedimentos, que não me atrevo a descrever, pois não sou profundo conhecedor. Poderia esse profissional atuar na linha de frente, para pequenos procedimentos, como sutura e eventual consulta médica para casos comuns, prescrevendo receituário padrão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário