Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cigarros com Sementes... - Ecologia/Sociedade

Sementes de flores irão se desenvolver em contato com o solo. (Foto: Divulgação)

Um designer inglês encontrou uma saída criativa para o problema da poluição causada pelas bitucas de cigarro espalhadas pelo mundo. Com o projeto CiggSeeds, Ben Norman pretende criar uma flor a partir de cada bituca jogada no chão. A ideia consiste em colocar sementes de flores no interior de cada cigarro, cujos filtros são biodegradáveis para que seja absorvido pela natureza.
Inglês visa combater a poluição gerada após o consumo dos cigarros.

Bem diz o ditado: "De boas intensões o Inferno está lotado..." Escrevi usando o exemplo do cigarro, antes de ver esse tipo de material. 
Dar uma destinação correta aos materiais utilizados no processo industrial, refugos e resíduos, é, o mínimo que podemos fazer se pensamos em nos manter neste pálido ponto azul largado na órbita de nossa estrela de 5a Grandeza. Enquanto não dispomos de novos planetas para consumir seus recursos, ou, não dispomos de tecnologia para alcançar e encontrar condições de manutenção da vida que conhecemos, devemos nos preocupar em não extenuar os recursos finitos, que, na química aprendi que tudo se transforma, através do gasto de energia, e algumas coisas depois de combinadas, exigiriam energia grande (com consumo de outros materiais) para retornarem ao seu estado.
Então, podemos efetuar a queima de madeira, e com o tempo, obter ela de novo na natureza, através do plantio e uso da energia para fomentar o ciclo novamente. Mas a energia no caso, é a solar, que provoca o ciclo completo de nosso planeta (deixo mais explicações para os bancos escolares sobre eco-sistema).
Apregoar um cigarro que se transforma numa linda plantinha, é esquecer a a composição de materiais e tratamento químico no fumo, para diferenciar nos sabores e percepção de outros componentes, o que, deve influenciar na genética do broto. Jogar, bitucas de cigarro na natureza, em tempos secos, é incêndios certos e devastadores.
Além do observado, vamos ao óbvio: Cigarros são reconhecidamente, produtos cancerígenos. Então, por que utilizar a inteligência criativa, tentando dar uma destinação utópica a um sub-produto de consumo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário