Total de visualizações de página

sábado, 3 de agosto de 2013

Na solidão de uma mesa - Economia/Sociedade

Esqueça as piadas com o pessoal do escritório na hora do almoço. Ou o clima de flerte dos casais entre um copo e outro de vinho. Aberto no final de junho em Amsterdam, na Holanda, o Eenmaal é talvez o mais silencioso dos restaurantes europeus, quiça do mundo inteiro. Lá, não existe espaço para grupos de amigos, nem mesmo para namorados ou marido e mulher. Todas as mesas são individuais. Segundo os empreendedores, o conceito foi concebido para promover uma atmosfera de calma, em contraste flagrante ao burburinho das casas tradicionais.
O negócio foi desenvolvido pela designer holandesa Marina van Goor em parceria com a agência Vandejong. "É o lugar perfeito para jantar sozinho de forma agradável, ter uma experiência nova, e atraente para quem já gosta de comer sozinho", diz a Marina.
O site Springwise informa que operação da casa será por tempo limitado, mas não revela até quando o restaurante vai funcionar. Por enquanto, o estabelecimento foi capaz de atrair viajantes solitários, pessoas que não gostam de socializar enquanto comem e outros que simplesmente queriam ter uma experiência diferente. Diferenciais também estão no serviço que o Eenmaal oferece. Para curtir a solidão enquanto come, o cliente paga 25 euros para desfrutar uma refeição com quatro tipos de pratos e bebidas. 
Embora seja uma experiência, o site destaca que esse modelo de negócio pode possibilitar uma rotatividade maior de clientes, sendo que sem ter com que conversar o tempo de permanência no salão pode ser menor, comparando com outros restaurantes. Outro benefício possível por meio desse modelo de trabalho seria ter um compromisso com o cliente mais focado em comida, no sentido de preparar o cardápio a partir de recomendações recebidas.
Particularmente, detesto fazer uma refeição num restaurante sozinho. Imagino que para muitas pessoas que hoje tem uma vida atribulada, esse tipo de restaurante seria um achado, mas ao mesmo tempo, isso remete ainda mais para a solidão. Muitas pessoas hoje, se relacionam apenas e tão somente, pelas redes sociais, tendo dezenas, centenas até milhares de "amigos e seguidores", mas tarefas simples de pode tomar um café, ou mesmo um sorvete com outra, se torna cada vez mais raro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário