Total de visualizações de página

domingo, 20 de março de 2011

Gatos e PAC - JIRAU - Financiamento Partidário

Lendo o portal do Estadão agora pela manhã (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,‘gatos-contratam-mao-de-obra-para-usina-de-jirau,not_59224,0.htm), me prendeu a atenção alguns detalhes:
 - a Menção de "Gato" significa que existe um empreeiteiro contratando mão de obra fora dos princípios legais, e sujeitando o contratado a trabalho que classificam como "escravo" devido as condições impostas aos trabalhadores;
- A obra em questão é bandeira do Governo Lula para alavancar a candidatura da Presidente Dilma, sendo a maior obra e a que envolve maior quantidade de recursos;
- Os vencedores da licitação terão que rever suas projeções financeiras por não poderem antecipar a entrega das obras, e poder vender a energia.
Bem, com base nessas colocações, entendo que existem várias irregularidades. Comecemos pelos "Gatos" que contratam trabalhadores fora dos regimes legais, em condições desiguais. A antecipação da entrega das usinas indica que houveram vícios no planejamento da obra, desvio na licitação, vantagens que quem comanda conhece e coloca no bolso. E por último, como retratar uma obra que foi amplamente noticiada como fundamental ao desenvolvimento do País para alavancar uma candidatura , agora fica fora de uma análise mais focada Político/Policial, limitando-se ao foco Economico.
Participei de licitações no passado, e as poucas que ganhei, foram dentro de princípios legais e contando com a simpatia dos contratantes que são constantemente aliciados pelos fornecedores. Não digo que as empresas envolvidas são desonestas, afinal colaboram pesadamente com as campanhas polícitas. As grandes empreeiteiras ajudam nas campanhas políticas, são observo estranheza que elas colaboram de forma muito equilibrada para os candidatos (quase todos e muitos são adversários entre si). Penso: Seriam elas empresas que democraticamente distribuem suas doações de campanha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário