Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

Mundo em Guerra

Acabei de ler, apesar de ter recebido uma boa notícia antes, que inciou-se os ataques da coalisão na Líbia (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/03/19/forcas-de-cinco-paises-iniciam-ataques-militares-a-libia.jhtm). Sempre me perguntei sobre qual o sentido de um conflito. Quem ganha com a Guerra. Tive na Faculdade, um Professor formado pela Escola Superior de Guerra, excelente, por sinal. Ele sempre afirmou que a Guerra é o melhor indicativo econômico que pode existir. Quem tem interesse em não ampliar deficit comercial com petróleo beirando US$ 120.00? A Líbia está numa posição estratégica, pode fazer muito estrago na região do Mediterrâneo.
Mas o que lamento é que outros conflitos vão surgir. Afinal, iniciou-se com a derrocada de Sadam no Iraque, que mostrou que ele era o ponto de união de um país fragmentado por interesses religiosos/etnias tribais. A queda do regime no Egito ainda não mostrou seus efeitos pois ainda o governo é militar, mas eles prometeram uma transferência de poder democrática. Mas democracia é vontade de maioria, mas nem sempre a maioria tem consciencia do que esta fazendo.
Estamos, por nossa posição geográfica e interesse comercial, bem distantes dos conflitos, mas uma hora teu vizinho do lado tem um tesouro e outros o cobiçam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário