Total de visualizações de página

sábado, 26 de março de 2011

Inocência Perdida?

Tirando o aspecto saudoso, onde brincava na rua e sabia a hora que deveria voltar para casa, e brincadeiras eram de fato brincadeiras, dentro da ingenuidade e inocência, as vezes me deparo com notícias como crianças (http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/3693/criancas_mentem_a_idade_no_facebook) que mentem sua idade para ter acesso a mecanismos e ferramentas de comunicação (http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/criancas-sao-banidas-do-facebook).
O Brasil é o grande mercado do Orkut, e hoje o Facebook marca território, sendo um produto altamente valorizado. A perda da ingenuidade tem a ver com o acesso à informação e a falta de diálogo no âmbito familiar. Não se pode jogar para a escola a responsabilidade disso. Ela é apenas meio de acesso, não o filtro necessário.
Muitos pais incentivam a erotização dos filhos. A moda das meninas, buscando decotes, calças de cintura baixa, e certo dia em espantou, uma menina com menos de 12 anos, corpo em formação, acompanhada do pai, usando um salto alto, maquiagem pesada e exagerada, e roupas com corte procuravam destacar suas formas. Não estou demonstrando que o sinal dos tempos parou para mim, falso moralismo, não é isso. Apenas estou vendo que uma parte que me foi importante, esta sendo deixada de lado por muitos.
Acompanho a modernidade, mas é uma delícia ver as crianças aprendendo por elas, no tempo que deve ser, não serem de certa forma forçadas à uma postura adulta. A omissão de alguns proporciona, que crianças, tenham acesso a meios que não estão ainda preparadas para lidar. Para pontuar...

Um comentário:

  1. Existem muitos especialistas que vão falar que devemos dar liberdade as crianças, deixando que elas façam o que quiserem, e depois iremos lamentar a orientação que deram.

    ResponderExcluir