Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Apelo da ONU - Sociedade/Assistencialismo

A ONU fez um apelo recente,  pela doação de 6,5 bilhões de dólares para ajudar 16 milhões de refugiados na Síria e em países vizinhos em 2014. A verba para fazer frente à crise síria representa metade dos 12,9 bilhões de dólares necessários para fornecer ajuda a 52 milhões de necessitados em 17 países, segundo anúncio feito nesta segunda-feira por Valerie Amos, coordenadora humanitária da ONU, durante uma reunião com países doadores em Genebra.
"Esta é a maior quantia que já tivemos de solicitar no início de um ano", disse Amos em entrevista coletiva, referindo-se ao valor global. O apelo para a Síria também é o mais vultoso já feito pela ONU por causa de uma só crise. "O crescente número de refugiados internos e refugiados (externos) está gerando necessidades maiores em todos os setores e sobrecarregando as capacidades de países vizinhos, com profundas consequências regionais", diz o apelo da ONU a respeito da Síria.
A ONU despachou pela primeira vez ajuda humanitária via aérea do Iraque para a Síria, e nos próximos 12 dias pretende enviar alimentos e suprimentos de inverno para a região nordeste do país em guerra, uma área habitada principalmente por curdos. Para 2014, a Síria solicitou 2,3 bilhões de dólares para ajudar 9,3 milhões de refugiados internos da Síria. O valor supera amplamente o apelo para 2013, que era de 1,4 bilhão de dólares, dos quais apenas 62 por cento foram recebidos.
Para os cinco países vizinhos (Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia) a ONU solicita 4,2 bilhões de dólares em ajuda para 4,1 milhões de refugiados sírios e para as comunidades que os acolhem. Suas agências pretendem fornecer alimentos, água potável, abrigo, educação, atendimento médico e vacinas contra a pólio para sírios dentro e fora do país, mergulhado há quase três anos em uma guerra civil.
"Esta é a pior crise humanitária que vimos em décadas, com mais sírios vulneráveis sendo empurrados para a fome a cada dia", afirmou Muhannad Hadi, coordenador de emergências para a Síria do Programa Mundial de Alimentos.
O apelo global da ONU para 2014 abrange também Sudão, Sudão do Sul, Iêmen, República Democrática do Congo, Afeganistão e Filipinas.
Sei que não se trata do material que eu gostaria de exibir, ou dissertar neste dia, onde celebramos o nascimento de um personagem ímpar da história religiosa. Ao longo dos últimos anos temos observado conflitos, muitos deles atribuídos à disputas religiosas e/ou políticas, mas, em sua maioria esmagadora, de origem econômica.
Recursos naturais estão se exaurindo. Ainda escreverei mais sobre o tema, mas existem disputas eminentemente relacionadas à terras. Atribuir religião e política, em sua grande maioria e chamar de inocentes àqueles, que assim como eu, assistem a barbárie.
A ONU já foi mais atuante e menos submissa aos interesses de alguns grandes "players". Passar o chapéu, pedindo doações, é, a no meu ponto de vista, camuflar o real problema que está em outras fronteiras ou paralelos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário