Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

04 - Fibras e Cereais X Câncer - Saúde

Pesquisadores da University of Western Australia e Deakin University, ambos na Austrália, descobriram que o consumo de vegetais do tipo brassica (couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e brócolis) foi associado à diminuição do risco do câncer no cólon proximal e distal. Já a maçã foi relacionada a um risco menor de câncer no cólon distal.
O estudo, publicado no Journal of the American Dietetic Association, investigou a ligação entre frutas e vegetais e três tipos de cânceres em diferentes partes do intestino: câncer de cólon proximal, cólon distal e retal. Foram analisados 918 participantes com diagnóstico confirmado de câncer colorretal e 1021 pacientes sem histórico da doença. Os indivíduos completaram questionários médicos e nutricionais extensos.
Ao final da análise, o consumo dos vegetais do tipo brassica foi associado à redução da incidência de câncer de cólon proximal. Para o câncer de cólon distal, o consumo de frutas e vegetais aparentaram diminuir o risco. Neste tipo de câncer de cólon, ainda, a incidência foi diminuída com o consumo de vegetais de cor amarelo-escuro e maçãs com essa mesma coloração.
Pois é, podemos escolher algumas coisas, para nossa própria saúde. Os índices de canceres na região gastrointestinal só vem aumentando. Uma alimentação equilibrada, com abusos vez ou outra, manterão a gula satisfeita, e ao menos, no aspecto alimentar, a saúde bem provida.
É difícil recusar um churrasco, um leitão à pururuca, ou outra especialidade altamente calórica, com preparo um tanto criticado, mas não precisamos saciar a gula todos os dias, pode ser uma vez por semana, que o restante do corpo agradece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário