Coisas que podem ser feitas ajudam a aliviar a tensão do dia a dia. Muitas coisas, mas algumas são um tanto mais eficientes que outras. A prática esportiva regular, é uma grande válvula de escape.
Muitos empresários após o expediente, abandonam seus acessórios e partem para atividades que necessitem de esforço físico. Uma dessas atividades em especial é a corrida. Existem algumas dicas, não de especialistas, mas por minha vivência, como estabelecer critérios e objetivos.
Buscar o condicionamento físico após certa idade e hábitos pouco saudáveis, não é algo fácil. Pessoas após os 40 anos, começam a perder massa muscular, caracterizando com uma mudança no formato do corpo, acúmulo de tecido gorduroso, famigeradamente conhecida como gordura (bem) localizada.
Como exercício aeróbico, a corrida ou caminhada forte, é um meio que muitas pessoas iniciam e acabam adquirindo um saudável vício de praticar sempre. Esclareço que o vício decorre da liberação da endorfina, que provoca um efeito prazeroso nas práticas que exigem maior esforço.
Voltando à corrida, existe um número considerável que o faz no horário noturno. Estabelecer o melhor horário para atividades vai da definição pessoal. Eu gosto de praticar logo no início da manhã, aproveitando a sensação de bem estar pelo dia inteiro.
Considerando os corredores noturnos, vai uma explicação: Mesmo que a pessoa tenha um dia extenuante, com o início da corrida, logo após alguns minutos, o corpo começa a liberar a endorfina. Essa age imediatamente, provocando e protegendo a musculatura do corpo, aumentando a disposição.
Como atividade aeróbica, esta acelera o metabolismo, proporcionando livrar-se, ao menos em parte, das indesejáveis gorduras, melhorando a capacidade muscular e resistência física. Além disso, melhora a qualidade do sono (em algumas pessoas provoca efeito contrário - isso deve ser observado quando for estabelecer o melhor horário para prática).
Só que nem tudo é perfeito, e como correr a noite é uma opção, também carece de cuidados adicionais. Alimentar-se bem, sem exageros e com qualidade, escolher locais adequados e bem iluminados, fugindo do trânsito de de competir com veículos o espaço para as pisadas. Considero que parques o melhor local para a prática.
No mais é aproveitar e curtir a descarga hormonal e ter muita disposição e qualidade de vida...
Nenhum comentário:
Postar um comentário