Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Beleza roubada pelo câncer - Saúde/Entretenimento

Existem atitudes de dignidade, onde a fragilidade pode ganhar força e demonstrar um caminho a ser seguido ou perseguido. A ex-miss Venezuela e apresentadora Eva Ekvall, 28, surpreendeu o mundo ao aparecer em fotos sem maquiagem, careca e debilitada em livro que conta o processo de sua luta contra o câncer.
Eva foi diagnosticada há um ano atrás em estágio avançado, cinco meses após dar a luz sua filha Miranda. Os oito meses de tratamento que a modelo passou, desde a quimioterapia, radioterapia e dupla mastectomia foram registradas pelo fotógrafo Roberto Mata. As fotos estão no livro Fuera de Foco (Fora de Foco), onde Eva, que também é jornalista, dá testemunhos sobre cada dia e e-mails enviados por ela contando suas dificuldades.
Eva revelou que tem histórico da doença na família e que depois de tudo que aconteceu ao seu corpo, como a retirada dos dois seios, sua relação com a beleza mudou e seu senso de responsabilidade fez com que quisesse expor essa realidade às mulheres, em um período que a aparência é super valorizada
Para a apresentadora um dos momentos mais difíceis de todo o tratamento foi não poder carregar a própria filha pequena, devido a fraqueza de seu corpo. Ela ainda era muito pequena e eu não tinha forças nem para carregá-la no colo. Durante o tratamento, eu tinha pouca energia, pouca paciência, e ela acabava passando muito tempo com a minha mãe, disse a ex-miss à BBC Brasil.

“Houve momentos que ela nem me reconhecia”, lamentou Eva, que alertou ainda as mulheres sobre o exame de toque e o cuidado com a atenção ao próprio corpo...

Mas, nem sempre a luta é vencida, em alguns casos apenas pode-se adiar o que parece ser inevitável. A ex-Miss Venezuela Eva Ekvall morreu dia 7 na cidade americana de Houston (EUA), após enfrentar um câncer de mama que lhe foi diagnosticado em 2010, informaram pessoas próximas a ela. "Infelizmente o câncer teve a última palavra", declarou o escritor Leonardo Padrón ao canal Globovisión, confirmando a morte de Eva, de 28 anos.
Ele disse que a atriz e apresentadora "tinha uma longa batalha" e estava "demonstrando uma temperança e uma coragem extraordinários em sua luta contra o câncer". Padrón não confirmou se o corpo de Eva será repatriado.
Eva, após ser diagnosticada de câncer, chegou a questionar a utilização da saúde como meio para conseguir a beleza e não para prevenir e curar doenças. "Já sei o que se sente não ter um fio de cabelo", publicou Eva em sua conta no Twitter no dia 10 de março após raspar a cabeça.
A beleza das mulheres venezuelanas sempre encantou o mundo. O diagnóstico precoce define os rumos do tratamento e expectativa. Muitas pessoas tem medo, para outras falta a informação, portanto, pesquise, se informe, voltarei ao tema em momento oportuno...

Nenhum comentário:

Postar um comentário