Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"A Aurora da minha Vida" (um poema) - Entretenimento

Muito bela também uma poesia de Casimiro de Abreu, "Meus oito anos", que contempla a visão saudosista do autor, de fragmentos da memória de sua infância. Transcrevo abaixo o poema:
Oh! que saudades que tenho                                            Como são belos os dias
Da aurora da minha vida,                                                  Do despontar da existência!
Da minha infância querida                                                 — Respira a alma inocência
Que os anos não trazem mais!                                          Como perfumes a flor;
Que amor, que sonhos, que flores,                                    O mar é — lago sereno,
Naquelas tardes fagueiras                                                 O céu — um manto azulado,       
À sombra das bananeiras,                                                 O mundo — um sonho dourado,
Debaixo dos laranjais!                                                       A vida — um hino d'amor! 
Que aurora, que sol, que vida,                                           Oh! dias da minha infância!
Que noites de melodia                                                        Oh! meu céu de primavera!
Naquela doce alegria,                                                        Que doce a vida não era
Naquele ingênuo folgar!                                                      Nessa risonha manhã!
O céu bordado d'estrelas,                                                   Em vez das mágoas de agora,
A terra de aromas cheia                                                      Eu tinha nessas delícias
As ondas beijando a areia                                                   De minha mãe as carícias
E a lua beijando o mar!                                                       E beijos de minhã irmã!
Livre filho das montanhas,                                                   Naqueles tempos ditosos
Eu ia bem satisfeito,                                                            Ia colher as pitangas, 
Da camisa aberta o peito,                                                   Trepava a tirar as mangas,
— Pés descalços, braços nus —                                         Brincava à beira do mar;
Correndo pelas campinas                                                    Rezava às Ave-Marias,
A roda das cachoeiras,                                                       Achava o céu sempre lindo.
Atrás das asas ligeiras                                                         Adormecia sorrindo
Das borboletas azuis!                                                          E despertava a cantar!

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!
................................
 Estou escrevendo de novo sobre o assunto, pois como pai, fico inflado de orgulho. As imagens foram da estréia da encenação. Houve, lógico, o nervosismo de alguns atores, mas fluiu de forma íntegra trazendo ao público emoção e alegria. Expor meu lado critico farei em momento oportuno...


Nenhum comentário:

Postar um comentário