"Três visitantes descobriram uma mochila abandonada (...) e depois viram evidências de uma luta violenta, com roupas rasgadas e sangue", disse Servilo de Parques sobre o ataque, o primeiro registrado na reserva do Alasca. "As evidências iniciais indicam que o ataque aconteceu nas proximidades do rio Toklat e que depois o urso levou a vítima para um local mais afastado", disse o comunicado.
O animal foi capturado e morto no sábado, segundo o Alaska Dispatch, que cita como fonte o superintendente do Parque Nacional Denali, Paul Anderson.
Bem, essa é a notícia, e em cima dela li vários comentários que aludiam que o animal não deveria ter sido abatido. Um deles, mencionava que o Urso chegou perto do animal irracional...
Vou tentar explicar o contra-ponto, ao menos até onde entendo, do por que o animal foi morto. Segundo especialistas, os seres humanos não fazem parte da cadeia alimentar dos demais predadores. Eventualmente um ou outro desses animais nos atacam, mais pela forma de defesa, mas raramente para servirmos como alimento.
Quando invadimos o território, e isso fazemos sempre, como qualquer proprietário, os animais procuram defender suas terras, sua área de caça. O ataque, nesse momento é previsível até. Desses ataques, alguns chegam a produzir o óbito da vítima, ou mutilações.
Agora, quando nos tornamos presas, entrando na cadeia alimentar desses animais, o cuidado é redobrado. Isso poderia provocar uma alteração sem precedentes, pois somos abatidos com certa facilidade, não temos a força e resistência, e estragamos facilmente. Assim, outros predadores da mesma espécie poderiam dizimar várias pessoas, atacando princilpalmente localidades com grande concentração.
Com o pânico que isso iria gerar, haveria o confronto. Assim, populações inteiras de animais que tiveram contato coma carne humana e outros que mantivessem seus hábitos normais, seriam exterminados. Portanto, para manter o controle e proteger os demais, abater um animal assim é necessário...
Nenhum comentário:
Postar um comentário