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sábado, 29 de setembro de 2012

HB20: novidade no Brasil - Automóveis/Economia

"Nossa ideia não era fazer um carro barato. Queríamos fazer um modelo competitvo", foi assim que Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai Motor do Brasil, definiu o lançamento do primeiro veículo da marca a ser fabricado em território brasileiro. De olho no Volkswagen Gol e no Fiat Palio, a Hyundai oferece o HB20 mais barato por R$ 31.995.
Para quem estranhou o HB20 ser chamado de "o primeiro Hyundai fabricado no Brasil", há motivos. Desde que a marca desembarcou no País com importados, o grupo brasileiro CAOA é responsável por trazê-los ao Brasil e por sua manutenção. Atualmente, monta o Tucson e o HR em regime CKD, com peças importadas. Montagem, porém, não é fabricação.
Todo o investimento feito na fábrica de Piracicaba (SP) e para o desenvolvimento do HB20 foi bancado pela matriz Hyundai Motor Company, sem participação do grupo brasileiro. Quarenta e quatro lojas devem ser abertas no Brasil até 10 de outubro pela empresa sulcoreana exclusivamente para o novo modelo. As atuais 176 lojas pertencentes ao grupo CAOA estão autorizadas a fazer a manutenção do HB20, mas apenas algumas foram selecionadas para vendê-lo. Da mesma forma, qualquer loja da Hyundai pode fazer manutenção dos modelos da marca, importado/montado nas dependências da CAOA ou feito pela Hyundai Motor do Brasil. Entre lojas próprias e do grupo brasileiro, a marca espera ter 200 concessionárias até 2013.
O lançamento foi inteiramente concebido para o mercado brasileiro e mescla itens de outros modelos da marca ao redor do mundo, como pode ser visto na grande frontal hexagonal, como usado no ix35, que usa elemento tipo "asa", como no Azera. Por dentro, o acabamento é honesto com arremates bem feitos. Os botões estão distribuídos de forma lógica e são fáceis de usar. O espaço para quem vai à frente agrada. Como o teto do HB20 não tem um caimento acentuado, o espaço para a cabeça no banco de trás é suficiente, mas levar três passageiros implica que um ficará apertado.
A versão de entrada Confort 1.0 traz de série direção hidráulica, ar-condicionado, ajuste de altura para o banco do motorista e airbag duplo frontal, além de itens de acabamento como aerfólio traseiro, rodas de ferro de 14 polegadas com calotas e faróis de máscara negra. Por R$ 2.000 a mais, o Pack Plus acrescenta vidros e travas elétricas, alarme e chave com telecomando das travas. Equipado com o Pack Style, o HB20 1.0 custa R$ 37.995 e adiciona freios ABS, faróis de neblina, regulagem de altura e profundidade do volante, rodas de liga-leve de 14 polegadas e rádio com conectividade via iPod, USB e entrada auxiliar.
A lista se repete com os modelos 1.6, que não saem por menos de R$ 36.995. O valor do Pack Plus no 1.6 é o mesmo, R$ 2.000, enquanto o Pack Style sai por R$ 6.000 a mais que a versão Confort 1.6. Com o último pacote, o modelo é adquirido com câmbio automático e o preço vai para R$ 45.995. Exclusiva para o HB20 mais potente é a versão Premium, com preço inicial de R$ 44.995 para a configuração manual. Ela acrescenta à Confort Style 1.6 sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido, faróis cromados, sistema de desodorização do ar-condicionado e rodas de liga-leve de 15 polegadas. O 1.6 Premium automático custa R$ 47.995 e, além de dispensar a embreagem, também ganha encosto de braço para o motorista.
O único opcional é o sistema de som para as versões que não saem de fábrica com o equipamento e tem preço de R$ 995 para todas as configurações, 1.0 ou 1.6. As cores sólidas diponíveis são branca, vermelha e preta. As metálicas, que custam R$ 1.045, são prata e cinza. Se o comprador quiser pintura perolizada, terá de pagar R$ 1.245 e poderá escolher entre as cores azul, marrom e preto perolizado.
Para o HB20, a marca sulcoreana preparou um plano de revisões com preço fixo, mas não informou os valores. As verificações ocorrem a cada 10 mil km ou um ano, o que ocorrer primeiro, sendo que as duas primeiras têm mão-de-obra gratuita. A hora trabalhada de um técnico da Hyundai para fazer a revisão custa R$ 150. A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem e "serve para dar mais confiança ao consumidor e assegurar um melhor valor de revenda", segundo disse Han.
O próximo ano também reserva novidades da Hyundai para o Brasil. Quem fez as contas, viu que os 90 mil HB20 fabricados por ano não vão ocupar totalmente a planta. Isso porque, em janeiro, a marca apresentará um crossover baseado no hatchback e esse carro estará exposto durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2012, que acontece em outubro. Em março de 2013, será mostrada a versão sedã do HB20.
Confira a lista de preços do Hyundai HB20
1.0 Confort - R$ 31.995
1.0 Confort com Pack Plus - R$ 33.995
1.0 Confort com Pack Style - R$ 37.995
1.6 Confort - R$ 36.995
1.6 Confort com Pack Plus - R$ 38.995
1.6 Confort com Pack Style Manual - R$ 42.995
1.6 Confort com Pack Style Automático - R$ 45.995
1.6 Premium Manual - R$ 44.995
1.6 Premium Automático - R$ 47.995
Achou caro? O preço dos veículos por aqui é definido com base em quanto o consumidor se dispõe a pagar. Lógico que com isso estão inseridos mecanismos científicos, considerando o custo primário, impostos, remuneração do investimento, despesas operacionais, não operacionais, mão-de-obra, ufa, e lucro, muito lucro.
Até pouco tempo, o mercado nacional, dispunha, como proferiu um ex-presidente, de carroças com valores elevados. Com isso ele abriu o mercado que possuía reserva e proteção. Tivemos acesso à tecnologia e produtos de alta complexidade, mas os preços ainda continuam salgados, quando se considera similar de outros mercados. Chama-se isso de "custo-Brasil".
Gostei do apelo do produto, mas o preço está para lá de apimentado, considerando o nicho de mercado que ele vem se situar, mas a estratégia da empresa é massificar e conquistar o mercado, cada vez mais aberto e receptivo aos seus produtos, que diga-se, melhoraram absurdamente na qualidade e confiabilidade.
        

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