Total de visualizações de página

domingo, 9 de setembro de 2012

Ameaça nos EUA? - Saúde

Um vírus mortal está assustando os Estados Unidos. O surto de hantavírus começou no famoso Parque Nacional Yosemite, na Califórnia. Seis visitantes que ficaram em uma mesma área de camping contraíram o vírus, sendo que dois deles já morreram.
Segundo as autoridades, cerca de dez mil pessoas que estiveram no parque entre 10 de junho e 24 de agosto podem tem sido contaminadas. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as pessoas contaminadas poderão apresentar os sintomas da doença nas próximas seis semanas. Outros possíveis casos de contaminação estão sendo investigados no Estado.
Agentes de saúde afirmaram que a infecção acontece por meio da inalação de poeira contaminada com fezes de rato. A doença é rara, mas extremamente perigosa, podendo matar cerca de um terço dos infectados. Ela é transmitida pela saliva, urina ou excrementos de ratos.
A direção do parque está contatando as 2,9 mil pessoas que estiveram no alojamento “Curry Village” entre os dias 10 de junho e 24 de agosto. O CDC estima que a maioria das vítimas contraiu o vírus enquanto permaneceu em uma das 91 cabanas de Curry Village, uma das áreas do parque, o acampamento foi desinfetado, mas permanece fechado por tempo indeterminado.
A HPS tem um período de incubação que varia de duas a quatro semanas após a exposição ao vírus - mas em alguns casos pode chegar a seis semanas. Os sintomas incluem fadiga, febre, dores musculares(especialmente em coxas, quadris e costas), dor de cabeça, calafrios, enjoos, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e dificuldades para respirar. Não há nenhum tratamento específico para a doença, entretanto, o diagnóstico rápido aumenta as chances de sobrevivência.
Bem, a forma como se divulga a notícia é algo um tanto subjetivo. A primeira vista, quando iniciei a leitura dos textos relativos à matéria, poderia transparecer mais um ataque terrorista, dos vários que ocorrem no Hemisfério Norte.
Deixando de lado a forma, vamos nos atentar a algo em especial. É característico da população Norte Americana a visitação dos fabulosos Parques Nacionais. Muitos pertencem a algumas cidades, formando um patrimônio valioso de preservação dos recursos naturais e proteção à espécies ameaçadas.
Esses parques atraem grandes levas de pessoas que buscam um contato com a natureza, disponibilizando campings  e cabanas, para que os visitantes passem mais que algumas horas. Esse cotidiano é frequentemente retratado por suas produções cinematográficas.
Só que fica evidente que algo falhou e foi a higiene dos locais. Presença de excrementos de ratos acometem locais de grande circulação, sendo que os roedores dividem espaço nas cidades. Só que num local assim, com uma gestão focada ao turismo, a falha se torna absurdamente evidente. Talvez, nas viagens internacionais, devamos nos preocupar também com a higienização dos ambientes e cuidados especiais, como deveria ser feito de forma corriqueira...
 
O Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, em foto de 2008. Mais de 10 mil pessoas podem ter sido expostas a vírus mortal no parque (Foto: Darrin Zammit Lupi/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário