Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Especial: Hepatite IV - Saúde

(continuação...)
02 - FEZES CLARAS
A presença de fezes claras, quase brancas, é chamada de acolia fecal, sendo também um sinal comum de hepatite. A origem da acolia fecal é a mesma da icterícia. A bilirrubina é a substância responsável pela coloração marrom das fezes. Se o fígado encontra-se inflamado e mal funcionante, a bilirrubina que chega até ele não consegue ser metabolizada nem excretada em direção às fezes, impedindo o bolo fecal de ter sua coloração característica.

03 - URINA ESCURA
A urina escura é outro sinal de hepatite que ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue. O papel dos rins no nosso organismo é o de filtrar o sangue, eliminando substâncias desnecessárias ou em excesso. E é exatamente isso que os rins fazem nos pacientes com icterícia; eles excretam o excesso de bilirrubina, que por ser um pigmento escuro, acaba escurecendo a urina, deixando-a com cor de Coca-Cola ou mate.

04 - COCEIRA DIFUSA NA PELE
A icterícia vem frequentemente associada à coceira, pois a bilirrubina depositada na pele causa irritação das terminações nervosas. Muitas vezes o paciente com hepatite tem uma icterícia leve, o que pode passar despercebido, principalmente se o indivíduo tiver pele mais escura. Portanto, em alguns casos, o acúmulo de bilirrubina na pele se manifesta mais como uma coceira difusa e aparentemente sem explicação do que propriamente como uma pele amarelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário