Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Especial: Hepatite IX - Saúde

(continuação...)
4.) HEPATITE POR DROGAS: Também pode ocorrer inflamação do fígado secundário ao uso de alguns medicamentos. Já foram descritos mais de 900 drogas ou produtos ditos "naturais" como causas de hepatite medicamentosas. Os mais famosos são o paracetamol, ibuprofeno, amiodarona, isoniazida, drogas para baixar colesterol, eritromicina, anticoncepcionais, alopurinol, ácido valproico e esteroides anabolizantes .
Como podemos reparar, são todas drogas comuns na prática médica. Não conseguimos saber de antemão quem irá evoluir com hepatite ou não. Por isso, é importante evitar a medicação desnecessária e a auto-medicação. Isto vale principalmente em relação aos "medicamentos naturais" que muitas vezes não apresentam os benefícios alegados e ainda podem levar a lesões hepáticas graves.

5.) HEPATITE ISQUÊMICA: A hepatite isquêmica é aquela que ocorre devido a um baixo fluxo de sangue para o fígado. Normalmente ocorre após quadros de choque circulatório como em sepse grave ou em estados insuficiência cardíaca avançada. A cocaína pode causar espasmos das artérias hepáticas e também causar hepatite isquêmica.

6.) ESTEATO-HEPATITE: A esteato-hepatite é uma forma avançada de esteatose hepática, causada pelo acúmulo de gordura no fígado. Os principais fatores de risco são o álcool, obesidade, diabetes tipo 2 e a hipercolesterolemia. Existem marcadores sanguíneos, além de exames de imagem, que podem identificar a necessidade de um tratamento mais objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário