Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Especial: Hepatite VIII - Saúde

(continuação)
2.) HEPATITE ALCOÓLICA
O álcool é reconhecidamente uma droga hepatotóxica. A hepatite alcoólica é uma síndrome associada ao consumo prolongado de álcool . Como toda hepatite crônica, também pode evoluir para cirrose e falência hepática. Se o paciente já é portador de hepatite viral e ainda assim consome álcool, o risco de cirrose é muito maior.
Mulheres são mais susceptíveis aos riscos do álcool que homens. O principal tratamento é a suspensão total do consumo de álcool.

3.) HEPATITE AUTOIMUNE
Como em qualquer doença autoimune, este tipo de hepatite é causado devido a um mau funcionamento do nosso sistema de defesa que deveria atacar somente vírus, bactérias e outros invasores, mas que, inapropriadamente começa atacar também as células do fígado.
Se não for tratado a tempo, a hepatite autoimune leva a um quadro de hepatite crônica que progride com cirrose e falência hepática. Sem tratamento, metade dos pacientes com hepatite autoimune vai ao óbito em menos de 5 anos.
Cerca de 70% dos casos ocorrem em mulheres. Fatores genéticos estão ligados ao desenvolvimento da doença que pode ser desencadeada após quadros de hepatites virais, infecção pelo Epstein-Barr vírus, ou por drogas como Metildopa, Nitrofurantoína e Minociclina.
A hepatite autoimune está relacionada à presença de auto-anticorpos presentes no sangue como o FAN, o anti-LKM e anticorpo anti-músculo liso. O tratamento é feito com imunossupressores como os corticoides e a Azatioprina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário