(continuação...)
05 - DOR ABDOMINAL
A inflamação da hepatite aguda pode causar um inchaço do fígado, provocando dor no mesmo. A dor da hepatite é localizada caracteristicamente no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo das costelas, exatamente no local onde o fígado se encontra. Em alguns casos, o fígado pode estar inchado, podendo ser palpado através do exame do abdômen.
06 - MAL ESTAR
As hepatites sempre causam um quadro pouco específico de mal estar, que podem incluir diversos sintomas, como fraqueza, cansaço fácil, perda do apetite, dor muscular, dor articular, diarreia, rash (manchas vermelhas no corpo), náuseas e vômitos. Se o paciente não desenvolver icterícia, o diagnóstico de hepatite pode não ser pensado logo de início, pois o quadro acaba se parecendo mais com uma virose inespecífica ou uma intoxicação alimentar.
07 - FEBRE
Outra manifestação comum da hepatite, mas muito pouco específica, é a febre. A febre da hepatite é tipicamente baixa e costuma vir acompanhada de alguns dos sintomas inespecíficos descritos no item anterior.
08 - INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA AGUDA
Raramente, o quadro de hepatite pode se manisfestar como uma falência aguda do fígado, chamada de hepatite fulminante. A inflamação é tão intensa que o fígado, um órgão vital, para de funcionar por completo, levando a um quadro catastrófico.
Doentes com hepatite fulminante podem apresentar uma variedade de complicações, como redução do nível de consciência, coma, edema cerebral, insuficiência renal aguda, hipoglicemia grave, hemorragias espontâneas e falência de múltiplos órgãos. O único tratamento efetivo para estes casos é o transplante de fígado urgente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário