Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Fim de uma Era: ATLANTIS - Ciência e Tecnologia

Bem, sempre volto ao tema, pois me agrada muito. Afinal, faz parte de parte da minha adolescência, quando me era permitido sonhar e fantasiar. Atlantis, último ônibus espacial do programa da Nasa, em que a 135ª e derradeira última missão, vai ter um dia a mais no espaço. O principal objetivo da missão com quatro tripulantes, foi de entregar cerca de 4 toneladas de alimentos e equipamentos à Estação Espacial Internacional. Com esse suprimento, poderá prover a tripulação da ISS de seis pessoas por mais um ano.
A Agência Espacial Americana decidiu estender a permanência no espaço por mais um dia, pela nave ter economizado eletricidade. O ônibus espacial Atlantis, que partiu no dia 08 de julho para a Estação Espacial Internacional (ISS), acoplando dia 10 à ISS, deverá pousar na Flórida às 6h56 (horário de Brasília) do dia 21 de julho.
Felizmente, além de informar a extensão da missão e permanecia, a Nasa informou que não houve quaisquer danos, durante a inspeção realizada no espaço, descartando a necessidade de novas análises.
O Atlantis realizou 32 voos espaciais e percorreu 194.168.330 quilômetros. Ao todo, passou 293 dias, 18 horas, 29 minutos e 37 segundos no espaço. O seu retorno à Terra marcará o fim da era dos ônibus espaciais. Nos próximos anos, os americanos devem depender das naves russas Soyuz para chegar à Estação Espacial Internacional, até que novas naves para tripulação sejam desenvolvidas pelo setor privado.

O astronauta Mike Fossum (dir.), da Estação Espacial Internacional, recebe um pacote com comida do piloto do Atlantis, Doug Hurley (esq.) (Foto: Nasa)


Agora o convite feito: A Nasa convida o público, para um jantar com os astronautas (virtualmente), e a usar as receitas formuladas pela agência para os astronautas e fazer uma refeição enquanto acompanha os astronautas comendo os mesmos pratos, em órbita, pela internet.
O menu, segundo a Nasa, é o de uma “típica refeição do verão americano”, com peito de frango grelhado, churrasco em fatias, feijão e milho. O “churrasco” começa com bolachas salgados, queijo brie e salsichas de aperitivo – exatamente como são vistos na Terra, mas embalados para suportar a viagem ao espaço. Depois, as entradas: frango grelhado (para a tripulação do Atlantis), churrasco em fatias (para a da estação espacial), feijões assados e milho. Para a sobremesa, o doce mais famoso dos Estados Unidos: torta de maçã.

A alimentação dos Astronautas hoje em dia, é muito mais diversificada e saborosa, que as levadas pelos Tripulantes do projeto Apollo, tiveram que degustar. Há pelo menos 180 tipos diferentes: de ovos mexidos a coquetel de camarão, passando até por sorvete de chocolate. A diferença é que os alimentos são aquecidos e desidratados para destruir microorganismos. Depois embalados a vácuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário