O mercado de TI (Tecnologia da Informação), cada vez mais demonstra apetite. Existem os equipamentos que são sonho de consumo de milhões, que ficam na fila desde um dia antes, na expectativa de serem os primeiros a desfrutar do objeto...
Mas, diz-se que alguns que não acompanham a evolução, se perdem no meio do caminho. São informações complementares, mas a primeira refere-se ao reinado da Nokia. A Gigante Finlandesa, que ainda continua sendo a maior fabricante de celulares e SmartPhones, está há tempos, perdendo o fôlego. Acaba de ser divulgado: A Apple e a Samsung puseram fim aos 15 anos de liderança da Nokia nas vendas de smartphones no segundo trimestre, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (29).
Isso derruba uma hegemonia de 15 anos no mercado, dos ditos celulares inteligentes. Desde que a Nokia lançou, em 1996 o modelo Communicator, dominava o mercado. No entanto, a concorrência das duas rivais mais próximas e uma queda nas vendas derrubaram a empresa do primeiro para o terceiro lugar no trimestre passado.
A Apple vendeu o volume recorde de 20,3 milhões de iPhones no segundo trimestre. Já estimativas de analistas mostravam que a Samsung teria comercializado 19 milhões de SmartPhones no período, bem acima das 16,7 milhões de unidades vendidas pela Nokia. O grupo sul-coreano se beneficiou da forte demanda por aparelhos equipados com o Android, do Google. “A linha Galaxy, da Samsung, se mostrou popular, especialmente o modelo S2, um dos mais caros”, disse Neil Mawston, analista da Strategy Analytics.
Existe uma expectativa de que os SmartPhones representem cerca de 28% do mercado total de celulares, já agora para 2011, representando um total de 420 milhões de aparelhos, segundo pesquisa da IMS Research divulgada no site TechCrunch. Analistas da IMS estimam que o número de smartphones chegue a um bilhão em 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário