Isso me incomoda e muito, pois quero saber até que ponto pode me afetar e me tirar o prazer de escrever...
Ao que anda-se comentando, o Google está investindo pesado no Google+, e, comenta-se que dois serviços poderão sofrer com isso o que chamam de rebranding (reposicionamento): O Picasa e em especial o Blogger. O Mashable relatou que a empresa modificará os nomes de ambos no final deste mês, juntamente com a abertura da nova rede social para o público.
Já ocorreu no passado recente quando a VOIP GrandCentral se tornou o Google Voice, após sua aquisição. Talvez, busque com isso alavancar essa nova ferramenta para competir com o Facebook, unindo vários serviços.
O esforço deve ser grande para alavancar o Google+, buscando unir todos os elementos sociais para um site: mensagens móveis e de vídeo (Huddle and Hangouts), gestão de relacionamento (Circles), e compartilhamento de fotos (Picasa, que em breve será o Google Photos).
Minha preocupação: Renomear o Picasa esclarece a finalidade do produto, mas e o Blogger? Muitos vão ter uma pequena revolta, principalmente pelas boas recordações que a plataforma de blogs proporcionou no início da existência dos blogs, mesmo se você já largou o Blogger há algum tempo. Muitos já mudaram para outras plataformas, mas o Blogger continua sendo relevante, já que continua um dos sites de maior tráfego da web. Este ano a Google até brincou um pouco e atualizou o visual do Blogger, mas remover a marca da plataforma é uma mudança maior que apenas disponibilizar novos templates.
Já que a mudança é eminente, bem que poderiam também implementar uma integração mais completa do Blogger com o Google+, com links entre os perfis de ambos os serviços, e disponibilizar uma posição de destaque pra as atualizações do blog. Mas isso não seria algo que gostaríamos de ver apenas com o Blogger, não é mesmo? Além de outras plataformas de blogs, também esperamos integração da rede social com outros serviços da Google, como o Google Docs, e o Google Apps.
Rebranding da Google - Grande parte dos produtos já se enquadra na nomenclatura da Google. Mas e o YouTube? Será que a Google não vai fazer o mesmo com o principal serviço de streaming de vídeos? O Mashable informa que a Google ainda não tem planos para alterar a marca do YouTube, muito menos mudar seu nome para Google Video (uma boa decisão, considerando o terrível destino do Google Video).
Alinhar todos os produtos com a mesma nomenclatura ajuda a solidificar a marca da Google – seja na busca, no social, na comunicação e em todos esses componentes de colaboração. Mas se isso coloca mais lenha na fogueira das disputas judiciais de violações da empresa, só o tempo dirá.
Mas provoco uma revolta???
Nenhum comentário:
Postar um comentário