Total de visualizações de página

sábado, 10 de outubro de 2015

01 - Parar de fumar - Saúde

Parar de fumar: identifique e aprenda a driblar os gatilhos para acender um cigarro
Situações estressantes, sexo ou mesmo almoçar e esperar por alguém são momentos que podem liberar uma vontade imensa de fumar
Parar de fumar não é fácil, a nicotina é uma substância extremamente viciante e a principal responsável pela dependência. Além disso, fumar muitas vezes é um hábito, e diversas situações podem servir como impulso para você fumar, são os chamados gatilhos! "Uma situação representa um gatilho para a pessoa por fazê-la lembrar da substância, como quando o fumante vê outra pessoa com o cigarro", descreve o psiquiatra Hewdy Lobo do ProMulher, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP e diretor do Vida Mental Serviços Médicos.
Mas por que isso é importante? Ao saber o que te dá vontade de fumar, é mais fácil prevenir recaídas! "Quando identificamos os gatilhos podemos evitá-los quando possível, ou aprendemos a lidar com eles quando são inevitáveis", considera a psicóloga Ana Carolina Schmidt, do Vida Mental Serviços Médicos e especialista em dependência química.
O problema, um gatilho para uma pessoa, nem sempre o é para outra. "Os gatilhos podem variar de pessoa para pessoa e isso faz com que cada fumante se posicione de formas diferenciadas diante desses impulsos", considera a psicóloga Juliana Bilachi, especialista em tabagismo. Mesmo assim, por questões psicológicas ou mesmo físicas, alguns deles são clássicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário