Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Não se deve obrigar à comprar... - Economia/Trabalho

A Ambev foi condenada a indenizar um funcionário em R$ 50 mil por pressioná-lo a comprar mercadorias próximas ao vencimento ou encostadas no estoque para o cumprimento de metas. O caso chegou do Tribunal Superior do Trabalho do Rio Grande do Sul, que manteve a decisão regional e definiu, por unanimidade, que houve danos morais ao trabalhador.
De acordo com o autor da ação, reduções das comissões sobre vendas eram usadas como instrumento de assédio moral. Na defesa, a empresa negou a informação e argumentou que o funcionário não apresentou provas suficientes da denúncia. No entanto, a Justiça pautou a decisão no relato de testemunhas, que confirmaram a versão do trabalhador.
Além da indenização, a Justiça do Trabalho também pediu um ressarcimento no valor de 10% do contracheque do funcionário, visto que foi configurado lucro da empresa em cima dos produtos consumidos de maneira coagida.
Um caso confuso e tendencioso, no meu ponto de vista. Entendo que quem trabalha na área comercial, e precisa "bater" metas, torna-se necessário forçar seu atingimento, para poder entrar na parte variável da remuneração. Quando se trata de produtos de alto consumo e perecíveis, acredito que o funcionário compre um lote, vendendo por valor agressivo no mercado, fazendo assim, uma venda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário