Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

03 - Maquiagem e Cinema: Transformações - Entretenimento

Boris Karloff em "Frankenstein" (1931)

Transformações em filmes antigos eram ainda mais complicadas: as técnicas eram rudimentares, várias vindas do teatro, e era preciso fazer de tudo para que algo parecesse assustador e convincence o suficiente em preto e branco. Com a criatura de Frankenstein, no clássico da Universal de 1931, foi bem assim.

A cabeça era feita com algodão, goma e uma substântica viscosa chamada colódio. Tinta verde era aplicada nas mãos e no rosto para dar o aspecto pálido à criatura. Sombras delineavam bem o rosto e davam o aspecto "surrado" e assimétrico. Karloff precisava de duas horas para remover as pinturas e a fantasia, que pesava 15 kg, sem contar as quatro de aplicação.

Todos os macacos de "Planeta dos Macacos" (1968)

Como fazer com que os macacos pareçam humanos e símios ao mesmo tempo? Em "Planeta dos Macacos" om uma equipe colossal que atrasou outros filmes de Hollywood na época por falta de maquiadores, John Chambers conseguiu. Ele inventou uma nova placa de borracha e precisou fazer vários modelos diferentes para figurantes que pertenciam a espécies diferentes no longa.

O remake de 2001, feito por Tim Burton e com efeitos do mestre Rick Baker, também conta com próteses impressionanes — apesar da qualidade do longa não ser a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário