Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Com ela eu não voarei" - e não voou... - Sociedade

O preconceito, machismo, prática de coação, humilhação, bem, fale o que for, o caso aconteceu. Um passageiro foi expulso de um voo da Trip Linhas Aéreas por declarar que não voaria em um avião pilotado por uma mulher. O caso aconteceu no dia 18 no aeroporto Tancredo Neves, em Confins, Belo Horizonte.
A empresa informou que a comandante do voo "convidou educadamente esse senhor a sair da aeronave". Houve tumulto depois do comentário do passageiro e da fala da pilota. O avião decolou com atraso de uma hora - antes da confusão, já havia atraso de 15 minutos.
"Após o tumulto causado, a Polícia Federal escoltou o passageiro para as dependências do aeroporto e a companhia seguiu com a programação normal", diz nota divulgada pela Trip. O voo ia para Palmas (TO), com escala em Goiânia (GO). Na nota divulgada, a Trip diz ainda que suas funcionárias "são devidamente treinadas e qualificadas para desempenhar suas funções" e que "não tolera comentários ou atitudes preconceituosas que constranjam seus funcionários ou passageiros, sob qualquer justificativa". A empresa não divulgou os nomes do passageiro ou da comandante.
Antes de mais nada, a mulher que fez isso teve peito, e sem piadinhas machistas, sim, ela teve coragem e ousadia de fazer valer seu comando. Afinal, ela, naquele momento, era a comandante, portanto, responsável pela integridade de todos aqueles que estariam a bordo do voo.
Melhor alguns guardarem seus comentários, se não quiserem ir de ônibus, ou aguardar o próximo embarque e considerando que as mulheres cada vez mais ocupam posições das mais diversas, melhor que os homens aprendam a conviver e respeitar o profissionalismo. Afinal, elas não ficam devendo em nada a seriedade e dedicação, talvez melhor começar a aprender um pouco com elas...


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Romeu ficou no caminho e Julieta foi liberá-lo... - Sociedade

O rapaz acima, chama-se Zachary Ramirez, de 21 anos. Ele foi abordado pela polícia de Naperville, Illinois (EUA) às duas horas da manhã por excesso de velocidade. Na verdade foi para lá de excesso, pois o local onde ele trafegava, é permitido a velocidade máxima de aproximadamente 70 Km/h, mas, os radares apontaram  178 km/h.
Na hora de justificar sua presso, ao menos Ramirez foi sincero e disse que estava fazendo aquilo por amor. 
De acordo com o sargento Gregg Bell, da polícia de Napperville, o apressado foi direto ao ponto. Quando foi detido, o oficial perguntou a ele o motivo de sua pressa. Ramirez  deu uma justificativa inusitada ao ser parado por agentes policiais: “Estava indo fazer sexo com uma garota de quem gosto”. 
Aparentou inocência e sinceridade em suas juras de amor, ou precocidade no seu desejo, pois ele não demonstrava sinais de embriagues ou consumo de entorpecentes. Podiam até liberar o Romeu automotizado, quando averiguando sua ficha corrida, houve uma frustração geral.
Por já ter em seu currículo algumas acusações de direção imprudente, excesso de velocidade e várias outras infrações de trânsito, Ramirez foi encaminhado para a delegacia de Naperville, de onde foi liberado para aguardar a data de seu julgamento em liberdade após pagamento do valor equivalente à de R$ 7.500,00 de fiança. O pagamento, dizem, foi efetuado por sua frustrada Julieta, que esperou em vão no ninho do amor, sendo avisada posteriormente que ele ficou preso.
Com esta matéria, comemoro o número 500 de artigos escritos e postados aqui neste blog. Com muito orgulho, estimo que a esta altura ultrapassei 225mil visualizações, de localidades diversas, de leitores regulares, que infelizmente, muitos desconheço, mas nem por isso deixo de agradecer o carinho que tem, em me brindar com sua leitura. Meu muito obrigado!
Continuarei escrevendo, como sempre!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Torcedor fanático e suspensão - Esporte/Educação

Um jovem fã do San Antonio Spurs, time da NBA, pode ser suspenso da aula caso não encontre uma forma de apagar da parte de trás do seu cabelo a imagem do jogador da equipe do Texas, Matt Bonner. O pivô dos texanos, que possui uma média de 14,6 minutos nos playoffs parece ter um grande fã na escola Woodlake Hills. O estudante Patrick Gonzalez decidiu ir até um cabelereiro e raspou a imagem do atleta dos Spurs na parte de trás da sua cabeça. No entanto, os diretores da escola decidiram evitar uma suposta anarquia e não queriam que o garoto fosse até o colégio com o desenho em sua cabeça.
Com tal medida, foi necessário um tipo de solução, para que o garoto não ser suspenso da escola. Ao contrário da punição comum, em que a criança é mandada de volta para casa, ele teria que ficar dentro da instituição de ensino realizando atividades em separado. A emissora americana FOX conversou com a juíza Aubrey Chancellor, que afirmou que o corte seria uma distração para os colegas de sala.O caso do garoto ganhou repercussão positiva com o time do San Antonio Spurs. Gonzalez ganhou ingressos para acompanhar a equipe texana na partida dos playoffs contra o Los Angeles Clippers. Porém, o cabelo do menino já virou história. Para retornar ao colégio teve que raspar o cabelo, mas recebeu o apoio de Matt Bonner. 
O curioso dessa história é que Gonzalez colocou na cabeça um atleta que poderia ser exemplo para os alunos americanos, pois tirou apenas uma nota abaixo de A (pontuação máxima nos EUA) em sua trajetória acadêmica.  O pivô dos Spurs afirmou que a escola poderia apenas colocar o garoto no fundo da sala e enviou uma mensagem para o seu fã: "Continue torcendo para os ruivos da NBA". 
Polêmica à parte, podemos dizer que é direito de cada um o que se faz com o próprio corpo, mas, cometer algum ato lesivo, mesmo que seja para si próprio é considerado crime, tipificado no Código Penal. Afinal, a justiça entende que é uma agressão, mesmo que auto-flagelação, onde quem executa deve responder pelos atos.Usar algum tipo de adereço para chamar a atenção é algo recorrente, e cada vez mais comum, onde alguns casos repercutem de forma positiva ou negativa. O que não dizer ainda do caso da Universitária da micro-saia? Ainda rende bastante, a ela. À Instituição ainda corre um processo civil de indenização. Mas fica a pergunta: Podemos usar o corte de cabelo que acharmos conveniente? Minha resposta é: Como vivemos em sociedade, devemos ter nossa privacidade, sem que com isso interfiramos no nosso meio, se buscamos liberdade, que saiamos, e passemos a viver de forma isolada...(achei que ficou feio demais...)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

FBI X Pirataria: Arquivos apagados? - Tecnologia/Internet

Mais de 350 mil internautas de todo o mundo podem perder seu acesso à rede a partir de 9 de julho, quando o FBI apagará os servidores temporários que foram ativados após a descoberta de uma importante trama de pirataria.A polícia federal americana criou um site (www.dcwg.org), que permitirá aos usuários determinar se seus computadores podem estar entre os afetados pela trama, informou nesta segunda-feira um porta-voz do FBI à cadeia "CNN".
A interrupção se inscreve na operação "Ghost Click", que em novembro levou à detenção de seis cidadãos estonianos acusados de fraude, ao infectar centenas de milhares de computadores no mundo todo com um código malicioso nomeado "DNS Changer", que facilitava a entrada de vírus no sistema. Segundo o FBI, os hackers utilizaram esse acesso para manipular a publicidade na rede, com o que ganharam até US$ 14 milhões em receitas ilegais.
A agência federal calcula que cerca de 350 mil computadores seguem infectados, entre eles 85 mil nos Estados Unidos, onde o vírus chegou até a computadores da Nasa. Ao desmantelar a trama, o FBI ativou servidores temporários para evitar a interrupção imediata de muitos dos usuários infectados, a fim de dar tempo a eles para limparem seus arquivos. Em 9 de julho, a agência apagará definitivamente esses servidores, pelo que os usuários de todo o mundo devem comprovar no novo site se o seu computador é um dos afetados.
O que fico me perguntando é como o FBI que tem atuação local, irá impedir o acesso remoto de usuários localizados fora de sua jurisdição. Seria o mesmo que a Polícia Federal brasileira, tentar impedir alguém no Tibet de acessar a internet através de um servidor local.
A pirataria é crime sim, mas compartilhamento de arquivos, quando legalmente adquiridos e respeitadas as regras, não são. Quando compramos alguma mídia, temos o direito de fazer uma cópia de segurança, para evitar algum dano. Mecanismos de proteção dessas mídias dificultam, e aí entram Hackers que quebram essas proteções.
No caso de colocar na internet, bem, por princípio, o que está na internet é público, portanto passível de ser copiado. Além disso, está sendo oferecido por várias empresas, a hospedagem na "nuvem" de arquivos, fotos, musicas, para serem acessados de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. Isso não seria também um incentivo à pirataria, pois pode haver distribuição? Isso é que tenho observado, como lidar com algo assim?

domingo, 27 de maio de 2012

Estimulante sexual no banco... - Sociedade/Saúde

Um morador da Califórnia, nos Estados Unidos, está processando a montadora alemã BMW por ter supostamente causado sua impotência após uma ereção prolongada que durou 20 meses. Ele alega que a impotência foi causada pelo assento da moto ele.
O norte-americano Henry Wolf, 45 anos, entrou com uma ação em um tribunal de São Francisco, no Estado da Califórnia, que pode ser considerada pelo menos original. Afinal, o reclamante está processando a empresa BMW após ter ficado impotente por causa do banco da moto que comprou daquela montadora. Segundo seu o advogado Vernon Bradley, ele teve, primeiro, uma ereção que durou 20 meses por causa do assento do veículo. “Por causa disso, Wolf acabou ficando impotente. Essa afirmação foi feita em entrevista ao jornal USA Today que acabou tendo grande repercussão. No processo, Bradley disse que seu cliente sofreu um caso grave de priapismo (ereção persistente e duradoura).
Ainda de acordo com o advogado, Wolf viajava, no dia 1º de maio de 2010, em uma moto BMW, ano 1993, equipada com um assento Corbin-Pacfic, quando, depois de quatro horas percebeu que estava com uma ereção persistente. O advogado alegou, ainda, que a condição foi causada pelo assento cume da motocicleta. “O meu cliente vem sofrendo problemas contínuos desde aquele dia. Agora, ele é incapaz de se envolver em um ato sexual, o que lhe está causando dano emocional e mental”.
O problema teria começado há dois anos, quando Wolf andava na BMW 1993, com assento Corbin-Pacfic. Segundo o advogado de Henry Wolf, Vernon Bradley, o cliente sofreu um “grave caso de priapismo”. A montadora ainda não se pronunciou sobre o processo.
A parte curiosa é que durante o tempo em que teve "ereção prolongada", durando esse incrível momento perpetuado por 20 meses, ou aproximadamente 600 dias, a suposta vítima não criticou o banco mágico da moto. Está bem, estou sendo cínico, mas o que dizer com relação à isso? Se havia algo errado, quando ele ficou 4 horas seguidas, andando de moto e aproveitando seu estado, por que não procurou ajuda médica correta?

Uma ereção prolongada pode provocar graves danos aos tecidos que constituem o pênis, pois como sabem, ela se dá pela irrigação e manutenção sanguínea no tecido cavernoso. Uma interrupção desse fluxo, pode provocar uma gangrena no local, pela falta de circulação, além de dor pelo aumento de sensibilidade.
De outra forma, haverá venda irracional de bancos como esses, para agradar aqueles que acham que ir a farmácia pode ser desconfortável, e como amantes de passeios motociclísticos, unem o útil ao mais que agradável...

sábado, 26 de maio de 2012

Antikythera ou Anticitera - Ciência/História


Por que os gregos antigos não desenvolveram uma revolução industrial? Este é um dos mais intrigantes enigmas da História, uma vez que sabemos que eles alcançaram altos graus de sofisticação em ciências como a matemática e a astronomia. Um dos exemplos mais citados do avanço da ciência grega antiga é a estimativa da circunferência da Terra por Erastótenes em torno de 200 AC. Aliando a engenhosa medida de sombras com conhecimentos matemáticos, seu erro foi de apenas algumas centenas de quilômetros.
Uma das teorias que explicaria a falha dos gregos antigos sugere que embora houvesse grandes gênios eles não existiam em número suficiente para sustentar uma revolução científica e tecnológica. Ou talvez eles não fossem desejosos de aplicar suas grandes abstrações no mundo real, quem sabe por um desprezo ao trabalho manual em uma sociedade escravagista com ampla mão-de-obra.
A teoria pareceria razoável, não fosse pela descoberta no início do século XX do mais complexo instrumento tecnológico da Antigüidade conhecido até hoje: o mecanismo de Antikythera ou Anticitera. Este artefato isolado, como uma espécie de pedra de Rosetta da ciência e tecnologia, permite que tenhamos acesso a toda uma história que não pensávamos que realmente existia.
Esse mecanismo tem cerca de 2 mil anos e foi encontrado em 1901 quando um grupo de mergulhadores chegou a um antigo navio romano naufragado na costa da Grécia. O objeto tem o tamanho aproximado de um laptop moderno e, dentro dele, estão várias rodas de transmissão e engrenagens.
Ele teria sido usado para prever eclipses solares e, de acordo com descobertas recentes, o mecanismo também servia para calcular as datas de Olimpíadas na Grécia Antiga. A equipe internacional de cientistas conseguiu juntar em um computador mais de 3 mil projeções de Raios X, montando um Raio X em 3D. Com estas imagens, os cientistas conseguiram compreender o mecanismo e suas engrenagens.
Aprendendo sobre o passado, máquinas que hoje chamamos de rudimentares, podemos observar a genialidade de alguns povos. Ficamos pensando, se tivessem acesso a um pouco mais de informação, como seriam os rumos de nossa história?



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dentista Passional? - Saúde/Sociedade/Comportamento

Passional: Segundo o dicionário Aurélio - 1° Relativo a paixão; 2° Suscetível de paixão; 3° Causado por paixão. Quando se refere a homicídio passional trata-se de um crime que envolveu o sentimento do criminoso ou seja teve motivação emocional no caso.
Bem, vamos ao caso: uma dentista arrancou os dentes do ex-namorado para vingar o fim do relacionamento por traição. Para complicar a situação de Marek Olszewski, 45 anos, a namorada atual o deixou porque ele está banguelo. Anna Mackowiak, a cirurgiã-dentista vingativa, foi presa.
O caso aconteceu em Wroclaw, na Polônia. 
Ele apareceu no consultório para tratar de uma dor de dente, Anna, de 34 anos, deu uma dose potente de anestésicos ao ex-namorado e arrancou todos os dentes dele. Depois, ela amarrou a boca do ex e disse que "aconteceram complicações na cirurgia e ele deveria procurar um especialista". 
Anna disse que "tentou ser profissional e com isso, poderia separar o tratamento dentário de Olszewski do fim do relacionamento entre eles. Infelizmente, eu não consegui segurar as emoções", disse a dentista. A solução para ele são implantes, que custarão uma fortuna. Para ela, três anos na cadeia e o resto de sua vida estão em jogo.
Mas vamos tentar entender o caso. Ele, mesmo havendo traído, achou talvez, que ela poderia separar o término da relação, de forma profissional. Mas como alguém consegue separar o lado profissional do pessoal, quando existe mágoas? Não que isso justifique o procedimento adotado, mas fica a máxima: A vingança é um prato que se come frio...
Cuidado na sua próxima visita ao dentista, principalmente se aconteceu algum tipo de "affair" entre vocês. Isso vale para outros profissionais, que podem, dentro do que a Justiça considera "violenta emoção", acabar sucumbindo ao profissionalismo...






quinta-feira, 24 de maio de 2012

Falsificação: Cuidado com o que consome - Saúde/Economia

Você já teve a sensação de levar gato por lebre? Isso é um ditado popular, onde se define alguém ser ludibriado, levando um produto de qualidade inferior como se fosse o produto original. Normalmente classificamos isso como pirataria, onde grandes marcas são "clonadas" e viram artigos de consumo de pessoas que não poderiam conseguir no mercado, devido à escassez (por pequena e exclusiva produção) e preços abusivos longe do poder aquisitivo.
Mas tenha em mente que não apenas produtos de grifes famosas, tênis da moda, ou bolsas francesas, são copiadas ou falsificadas. Existe a adulteração de produtos, onde acrescem o peso, com produtos para inflar e auferir maiores lucros. 
E pasmem, isso acontece até no mercado ilegal, onde algumas substâncias entorpecentes tem como produtos adicionados para dar maior volume e garantir maior lucratividade. Isso ocorre até com a cocaína, onde adicionam bicarbonato de sódio e gesso, e vendem como se fosse produto de excelência de pureza.
Bem, esse tipo de produto não me interessa e se está com grau de pureza ou não, isso vai para as páginas policiais, mas o que envolve o grande público, sim, é o que quero discutir hoje.
Aqui por estas terras, existem alguns produtos alimentares que são mais falsificados ou adulterados, e isso fica evidente, e já foi objeto de grande discussão, e continua sendo, por "espertos comerciantes". Alguns foram escandalosamente denunciados. Mas vamos a eles:
- Café - A bebida pode vir misturada com milho, cevada e centeio em quantidade tão grande que quase fazem as vezes de cereal matinal. Algumas marcas adicionam fubá e caramelo, aparentemente visando atrair os consumidores que gostam de doce. Outras ainda chegam ao ponto de conter madeira e casca de árvores, minha dica pessoal é tomar café sem adoçante, pois este disfarça as impurezas.
- Açafrão - Uma das especiarias mais caras do mundo, o açafrão tem entre seus contaminantes amido, corante e gelatina.
- Azeite - Normalmente, á adulterado com óleo de milho, óleo de avelã e óleo de palma. Segundo o livro "Extra Virginity", do norte-americano Tom Mueller, é recomendável comprar o azeite em lugares que permitem prová-lo. Se não for possível, opte por lojas com rigoroso controle de qualidade, ou marcas que proporcionem confiança.
- Mel - De acordo com o levantamento, um terço do mel comercializado nos EUA esta potencialmente contaminados com xarope de milho, glicose e frutose. Por aqui vende-se abertamente melado como se mel fosse.
- Leite - Adulteradores adicionam ao leite água oxigenada e soda cáustica, substâncias que mascaram um produto com falhas de origem. Além disso, tornam o processo mais barato e causam oxidação das vitaminas A e E. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Verificar a embalagem do leite: data de validade e tabela nutricional são essenciais. Alguns tem aparência, mas consta na embalagem em letras miúdas como bebida láctea.
- Suco de maçã - Além de arsênio, suco pode ser contamindo com xarope de milho, adoçante sintético e ácido málico.
- Suco de laranja - Existe uma proporção correta entre o ácido isocítrico e os outros ácidos existentes no suco de laranja. Determinando-se a quantidade de ácido isocítrico pode-se identificar a adulteração do suco. Neste ano, órgão que administra o controle de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos detectou a presença de fungicida em suco de laranja exportado pelo Brasil.
- Pão francês - Amplamente consumido e vendido nas padarias, foi adicionado bicarbonato para garantir maior volume e uniformidade. Foi banido ou caiu no esquecimento, pois hoje o produto é vendido por peso, não mais por unidade, o que não mais representa acréscimo ao fabricante.
A falta de fiscalização e conivência dos agentes permite que isso ocorra. Mas adulteração, pirataria, falsificação de-se o nome que for é prejudicial ao consumidor, ampliando isso ao país. Quando compramos um produto falsificado, incentivamos o crime, não importa se menor ou maior escala, mas é crime. Vai da saúde pública, sonegação de impostos, ou qualquer que seja a classificação. A compra intencional de produtos falsificados nutre o crime organizado.
Pensar de forma cidadã, não apenas no país, mas também na saúde dos nossos pares. Uma coisa para pensar e mudar: Quando compramos um produto sem origem, ou ele foi furtado, ou foi sonegado, ou então foi falsificado. Melhor mudar alguns princípios de querer pagar mais barato algo que deveria custar mais...
Vamos mudar nossa forma de pensar e agir? Melhor pensar agora...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

4 anos e assassina: Infantil? - Sociedade

Bem, vamos aos fatos,  conforme o jornal estatal "Al Sharq", um menino saudita de quatro anos matou seu próprio pai por não ter recebido o videogame PlayStation que havia pedido. O porta-voz da Polícia de Jezan - o general Abdel Rahman al Zahani -, explicou que a criança, ao perceber que não iria ganhar o videogame, pegou a pistola do próprio pai e efetuou um disparo.
Segundo a mesma fonte, a criança teria aproveitado um momento de descuido do pai, que teria deixado a arma sobre a mesa para ir trocar de roupa. Al Zahani ainda acrescentou que o disparo efetuado pelo menor atingiu a cabeça do pai e causou sua morte de maneira instantânea. A polícia saudita já abriu uma investigação para apurar este incidente.
Sou pai, tenho filhos, felizmente passaram já dessa idade descrita, mas fica um sentimento de que falta algo. Cada vez que leio sobre tragédias assim, me pergunto se a sociedade não está se perdendo.
Que tipo de crianças estamos formando? O que estamos acrescentando em nossos filhos? Como lidar com esse tipo de comportamento consumista e destrutivo?
Vejo que a psicologia moderna, onde apregoa o diálogo entre pais e filhos, onde mimamos nossas crianças e formamos consumidores e não pessoas preocupadas com o que está à sua volta, tento me remeter a como fui criado, como fui educado e que valores absorvi. Acho válido que os pais não batam em seus filhos. Sim, sou contra a violência doméstica, onde a força é utilizada como forma educacional. Mas filhos devem ter limites.
Volto a insistir que sou pai, e portanto tenho minhas responsabilidades e minha forma de educar. Utilizo como pilares, alguns pontos, que posso ser questionado sim, criticado também. Meus filhos devem me respeitar pelo que represento a eles. Quando não funciona, faço uso de pontos que acredito, sirvam como sustentação.
1o - Sou mais forte que eles;
2o - Eles moram comigo, não o contrário;
3o - Sou o responsável financeiro, portanto, provenho todas as necessidades.
Pode parecer prepotência, talvez até seja, mas isso mantém um ponto onde eles questionam sim, e eu explico sempre que posso ou acho conveniente. Mantenho o diálogo aberto, mas, jamais, falo que minha mão não pode pesar. O tapa corretivo, mostrando que a hipócrita colocação que os pais devem ser amigos dos filhos, entendo como mecanismo necessário. Como conselho, jamais se deve bater no filho no momento de raiva, apenas antes de chegar nesse ponto, de forma única e direta.
Vão me bombardear, mas entendo como correto. Afinal, na minha infância, assim como meus irmãos, apanhei quando aprontei, fui castigado, fui cobrado, e nem por isso me tornei delinquente, assaltante ou algum tipo de psicótico, carregando traumas.
Pais não podem ser amigos dos filhos, não podem se nivelar, não quando eles estão em formação, talvez na idade adulta, mas não antes. Temos que ser educadores, as pessoas que eles podem e devem confiar em qualquer situação, mas não ser amiguinhos. Isso a meu ver destrói o conceito de Pais e Filhos, fomentando atrocidades que cada vez mais aparecem e nos choca, e apenas nos limitamos a lamentar...
O tema não está esgotado. Voltarei a ele em breve, esperando não discutir em cima de uma tragédia, mas outras questões sobre a infância.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Na onda dos Gram: CineGram - Tecnologia

Fotos animadas são diferencial. (Foto: Divulgação)

Um aparece como novidade, o outro como evolução. Trabalhar a imagem, sempre dedicamos aos profissionais, que nos encantam com os trabalhos visuais, mas hoje, amadores acabam fazendo trabalhos cada vez melhores, com ferramentas cada vez mais acessíveis...
Faça imagens com um celular, insira filtros para dar um tom cool e espalhe sua arte aos amigos nas redes sociais. Instagram? Não para Temo Chalasani e Nikoo Asadi, responsáveis pelo aplicativo Cinemagram. Os dois engenheiros do Canadá enxergam uma fórmula do sucesso no app e, a partir dela, criaram um projeto próprio para buscar popularidade semelhante à do "gram" original - que vem de telegrama.
O Cinemagram aposta em fotos animadas como diferencial. São os chamados gifs animados. Em vez de clicar um retrato, o usuário grava um vídeo de três segundos e seleciona qual parte do enquadramento continuará se movendo na imagem, enquanto o resto se comporta feito fotografia estática. O resultado é uma foto que se move. Imagine os olhos de uma pintura que vão de um lado a outro quando uma pessoa anda pelo corredor. É assim com o Cinemagram.
Temo e Nikoo fundaram a Factyle em 2009 com a ideia de levar em frente um app que organizava links noticiosos. Mas o projeto, que se chamava Smartr, foi descartado há um mês. Isto porque sobrou pouco braço para tanto trabalho depois que eles conseguiram US$ 150 mil de um fundo de investimento e colocaram o Cinemagram no ar.
Em um futuro próximo, a Factyle deve contratar mais funcionários e o Cinemagram terá uma versão para Android (atualmente só funciona em aparelhos da Apple). Uma versão em português deve estar disponível na próxima atualização, sem data definida para sair.
Sobre o Instagram, Temo não vê similaridades entre os aplicativos. "Acho que somos bem diferentes. Nossas redes, usuários e produtos são bem diferentes", opina, apesar da evidente sobreposição no nome. "Nós não temos um relacionamento com o Instagram e não sabemos o que eles pensam sobre o nosso produto", disse o cofundador Nikoo Asadi. Ele fez a explicação depois de Temo se recusar a comentar a relação entre os "grams" e sobre um possível interesse do Instagram em comprar a empresa dos canadenses.

Como fazer
- Grave - Pense qual vai ser o movimento e grave um vídeo;
- Segundos - Selecione três segundos para formar a animação;
- Mexa-se - Defina quais partes vão se mover. O resto fica parado;
- Filtro - Se quiser, escolha um filtro estiloso e salve;
- Compartilhe - Publique no Cinemagram ou em redes sociais.
Tudo bem, o programa parece divertido e inovador, mas é uma brincadeira de gif's (imagens animadas) parciais. Já observei algo semelhante no tratamento de imagens em movimento. E a pergunta que fica no ar: Quanto vão pagar e quem irá comprar essa nova ferramenta? Alguém dá um lance maior que US$ 1 bilhão?

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Melhor nos vacinar... - Comportamento/Sociedade


Uma americana de 19 anos que mordeu seu buldogue durante uma briga com a mãe foi processada por crueldade contra os animais, anunciou a polícia. Os vizinhos chamaram a polícia depois de ouvir gritos e barulho de briga em uma casa de Lake in the Hills, Illinois.
Segundo a polícia, Analise Garner, bêbada, bateu, aranhou e mordeu a mão de sua mãe. O buldogue da família também tinha marcas de mordidas visíveis em sua pata.
"O cachorro acabou mordendo Analise nas costas em letítima defesa", explicou o sargento Mike Smith.
"Não haverá acusação contra o cachorro", acrescentou. Garner, depois de hospitalizada para tratar das mordidas do cachorro, foi indiciada por embriaguez e teve que pagar uma fiança de 3.000 dólares.
Fico pensando no tipo de animais nos tornamos. Outro dia estava lendo uma matéria, onde indicava de 1/4 das crianças Americanas estavam nascendo com algum tipo de distúrbio relacionamento ao consumo de algumas drogas.
Os casais estão cada vez mais reduzindo o número de filhos, por várias razões, agora algumas que são noticiadas, como esta em particular, e outras tão bizarras quanto. Mas a lamentar o que, quando filhos agem assim? Como pai, como educador, entendo que é nosso papel (pai) educar nossos filhos para que tenham um tipo de conduta digna.
Até seria interessante alguém questionar, mas o erro está no berço, como as crianças estão se formando. Permitir que um filho beba de forma a perder o controle, é por que já se perdeu o controle muito antes, deixou-se para os professores, escolas, ou outro tipo de profissional contratado para ensinar, a formação de caráter. Ninguém está imune de que os filhos não tenham contato com drogas, ou excessos, não. Mas podemos nos antecipar, conversar, ensinar e, o mais importante, acompanhar de perto observando e interrompendo no primeiro momento um contato do tipo.
Filhos tem que interagir com os pais, conversando não se trancando e evitando contato. Os pais devem estar atentos e impor limites quando necessário. Assim se forma caráter e se constrói valores, quando estamos atentos e não ficamos apenas reclamando, ou adulando, ou aplicando psicologia moderna onde apenas se incentiva e não interfere. Devemos interferir sempre que considerarmos necessário, esse é meu ponto de vista...

domingo, 20 de maio de 2012

Guerra de neve - Ciência/Astronomia

A viagem no espaço nos mostra coisas incríveis. A sonda Cassini conseguiu captar uma espécie de "guerra de bolas de neve" em um dos anéis de Saturno. Os cientistas que monitoram a atividade da sonda espacial testemunharam quando pequenos aglomerados de gelo avançaram através de um dos principais anéis de Saturno, o anel F.
Trata-se do anel é o mais externo de Saturno e está localizado a 3 mil quilômetros além do anel A, o mais próximo do anel F. A circunferência deste anel mais externo é de cerca de 900 mil quilômetros. Enquanto estes aglomerados de gelo passavam, eles deixavam rastros brilhantes, em formato de jatos de partículas. Estes aglomerados são bolas de gelo cujo tamanho pode alcançar até um quilômetro. Algumas das colisões destas bolas de gelo deixam de rastro formas estranhas no anel F, como farpas em um arpão.
A pesquisa foi apresentada na reunião da União Europeia de Geociências (EGU, na sigla em inglês), em Viena, na Áustria, por Carl Murray, um dos membros da equipe de imagens da Cassini, baseado na Universidade Queen Mary, da Grã-Bretanha. O projeto Cassini é uma colaboração entre a agência espacial americana (NASA), a agência espacial européia (ESA) e a agência espacial italiana (ASI).
A equipe que monitora as imagens enviadas pela Cassini tem observado a lua Prometeu, de 40 quilômetros de largura, se movimentando na borda do anel F há algum tempo. A perturbação gravitacional gerada regularmente pela Prometeu gera canais e ondas no anel F.
Se sabia que parte das partículas de gelo que se movimentavam devido a esta perturbação gravitacional poderiam se unir, formando aglomerados. Mas, acreditava-se que as colisões ou outras forças na órbita de Saturno poderiam desfazer rapidamente estes aglomerados. "Sabemos que Prometeu, além de produzir padrões regulares, é capaz de produzir concentrações de materiais no anel", afirmou Carl Murray.
"Chamamos eles de grandes bolas de neve, e se estas coisas conseguirem sobreviver - porque Prometeu vai voltar ao mesmo lugar no anel F e interagir com elas de novo - elas podem crescer, e talvez são elas que formam os pequenos corpos celestes que colidem com o centro do anel F", acrescentou.
A descoberta foi, de certa forma, um golpe de sorte. Quando os cientistas observavam a Prometeu mais uma vez, Murray e os colegas notaram uma espécie de jato no anel que não poderia ter sido formado pela lua ou por outro corpo celeste chamado S6, que em algumas ocasiões também cruza o anel. Quando a equipe examinou as 20 mil imagens do período de sete anos que a Cassini está em Saturno, encontraram 500 exemplos semelhantes destes rastros em forma de jatos.
E, algo que os cientistas já sabem, é que as bolas de gelo colidem com o anel F a uma velocidade considerada baixa, cerca de dois metros por segundo. Os jatos que produzem têm entre 40 e 180 quilômetros de comprimento. Em alguns casos, os jatos são produzidos apenas por uma bola de gelo, em outros, há provas de que grupos de bolas passaram pelo anel F para produzir estes rastros.
Os anéis de Saturno são compostos, primariamente, de gelo. Apesar de os anéis se estenderem por cerca de 140 mil quilômetros a partir do centro do planeta, a grossura média deles é de bem menos de cem metros. Além da grande beleza, os anéis fascinam os cientistas, pois podem ser usados como um modelo para estudar a formação do Sistema Solar.
Alguns dos comportamentos vistos nos anéis provavelmente são muito parecidos com os que ocorreram no disco de materiais em volta do Sol há mais de 4,5 bilhões de anos e que deu origem aos planetas, incluindo Saturno. Observar e aprender, e quem já fez, matar as saudades de uma brincadeira na neve, de atirar bolas nos outros...
As bolas de gelo se chocam contra o anel de Saturno a uma velocidade considerada baixa

Foto: NASA/JPL-Caltech/SSI/QMUL/Divulgação

sábado, 19 de maio de 2012

Ainda Berlusconi - Sociedade

O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi,  de 75 anos, negou as acusações, e deu um depoimento bombástico no tribunal de Milão, onde é processado por supostamente haver pago para fazer sexo com uma menor de idade, a marroquina Kharima El-Marough, a "Ruby", que tinha 17 anos quando frequentou as festas nas mansões do magnata em Arcore, perto de Milão, e na Sardenha. Ele falou que a promotoria milanesa "arruinou" a vida das moças que frequentavam as festas, as quais ele afirmou ter que sustentar atualmente.
Entre as 30 moças, estão marroquinas, ucranianas, francesas, brasileiras, dominicanas e principalmente italianas. A prostituição não é ilegal na Itália, mas pagar para fazer sexo com uma menor de idade é ilegal. Explorar uma prostituta também é um delito. "Eu mantenho (financeiramente) essa moças porque elas tiveram a vida arruinada por esse processo. Perderam empregos, noivos, talvez não arrumem outros", afirmou Berlusconi ao jornal milanês Corriere della Sera. Afinal, ele é o homem mais rico da Itália. É dono da Mediaset, império com quatro canais de televisão, a editora de livros Mondadori, a maior do país, a revista Panorama, bem como a Fininvest, maior financeira da Itália.
Em outro processo, que corre na promotoria de Bari (sul) Berlusconi figura como vítima. Ele teria sido extorquido pelo empresário Giampaolo Tarantini, que recrutava moças em Bari e em Barletta para as festas do ex-premiê. Berlusconi chegou a pagar € 500 mil a Tarantini. Segundo ele, os pagamentos foram uma maneira de ajudar um amigo e empresário em dificuldades. Tarantini, acusado de lenocínio, foi libertado sob condicional em Nápoles em setembro do ano passado, pouco antes da queda do governo Berlusconi. Tarantini nega ter explorado a prostituição.
"Me sinto responsável porque essas 30 moças cometeram um único crime: aceitarem um convite para jantar na casa do primeiro-ministro", disse Berlusconi. "Fiz aquilo que a minha consciência mandou", disse, quando questionado se, sob o ponto de vista jurídico e da natureza do processo no qual é acusado, não é perigoso dizer que sustenta 30 mulheres, afirmou que muitas das garotas perderam seus empregos e também namorados após o escândalo, que estourou em 2010, quando ele ainda era premiê (seu governo caiu no final do ano passado).
Berlusconi também negou parte do conteúdo do depoimento da modelo marroquina Imane Fadil, de 27 anos, onde afirmou que o premiê gostava de ver as mulheres dançando vestidas de freira e depois assistir quando elas tiravam os vestidos e ficavam só de lingerie. Fadil também disse que uma convidada brasileira vestia uma máscara do jogador Ronaldinho Gaúcho, que na época (2009 e 2010) jogava como atacante no Milan AC, time de futebol do magnata. "De jeito nenhum, eram vestidos de beduínas líbias, que Muamar Kadafi me deu de presente", disse Berlusconi. Segundo ele, Kadafi enviou, sem ele ter pedido, pelo menos 60 vestidos de beduínas, trajes típicos da Líbia. "Eram competições de dança", afirmou. Berlusconi e Kadafi foram amigos até o começo do ano passado, quando a guerra civil estourou na Líbia. A Itália apoiou os insurgentes líbios. Kadafi foi morto pelos insurgentes em outubro do ano passado.
Transformar o aspecto de homem público que promovia festas do tipo de Bacco, Deus do vinho, ou as orgias imaginadas por Felinni, que sempre promoveu e fez a alegria de alguns seletos convidados, em problema social das moças que participavam, é desafiar a inteligência e bom senso. Nada contra a prostituição, afinal já escrevi uma sequencia extensa sobre o tema, encarando como atividade econômica. Agora dizer que elas vivem sob sua tutela, e oficializar a hipocrisia.
Ele é um homem que pode ter a mulher que quiser, desde que essa aceite sua ajuda. Ele é bilionário, então dinheiro para bancar mimos tem. Por isso penso que, talvez, muitas moças também gostariam de ter essa dependência financeira desse Senhor, e com certeza, se a promotoria não se pronunciar, elas manterão seus empregos e namorados...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mais uma voz que se vai: Donna Summer... - Entretenimento

A cantora Donna Summer, que emplacou diversos hits na era Disco, morreu na manhã desta quinta-feira (17) aos 63 anos após uma batalha contra o câncer no pulmão. - Ouça clássicos de Donna Summer
De acordo com o site TMZ, Donna estava na Flórida e tentava manter seu estado de saúde longe dos noticiários. Há poucas semanas, uma fonte disse à publicação que a saúde de Donna Summer não estava tão ruim e sua preocupação era finalizar um novo disco em que estava trabalhando.
Donna acreditava ter contraído a doença ao inalar a fumaça tóxica gerada em Nova York após os ataques terroristas que marcaram o dia 11 de setembro. "Enquanto choramos sua morte, celebramos em paz sua extraordinária vida e seu contínuo legado. As palavras realmente não podem expressar o quanto agradecemos por suas orações e seu amor por nossa família neste delicado momento", diz o comunicado enviado pela família da artista à imprensa americana.
Idolatrada pelo público gay, LaDonna Adrian Gaines - nome verdadeiro de Donna Summer - nasceu no dia 31 de dezembro de 1948 em Boston e fez sucesso nos anos 1970 e 1980, eternizando alguns alguns hits, como Last Dance, Hot Stuff e Bad Girls, que lhe renderam o título de "rainha da Disco".
Nascida LaDonna Adrian Gaines em 31 de dezembro de 1948, Summer lançou seu primeiro disco, “Lady of the Night”, em 1974. Alcançou o sucesso com o álbum seguinte, “Love to Love You Baby”, de 1975. A faixa título tornou-se um clássico da disco music. Entre seus maiores sucessos da época, estão as músicas “Last Dance,” “Hot Stuff” e “Bad Girls”. 
A partir dos anos 1980, sua popularidade diminuiu, mas ela ainda conseguiu colocar canções nas paradas, como “She Works Hard for the Money”. Seu disco mais recente, “Crayons”, foi lançado em 2008.
É mais um ícone que se vai, como muitos que partiram recentemente. Suas músicas embalaram muitas pessoas, principalmente na época das discotecas. Sua voz marcante, seu ritmo, fizeram a alegria de muitas pessoas.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Abandono afetivo - Justiça/Sociedade/Comportamento

O abandono afetivo não é novidade no meio jurídico. A sua existência é constantemente analisada em hipóteses de destituição familiar, a mais grave pena civil a ser imputada a famílias flagrantemente desestruturadas. Nesses casos extremos, sem qualquer possibilidade de conciliação que resguarde os direitos da criança, temos a ausência de afeto como parte de um conjunto de males causadores de verdadeira tortura ao filho abandonado. Falta não só carinho, como condições de sobrevivência. Desse modo, é incontestável a existência do dano.
A Decisão inédita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) condena pai a pagar indenização de R$ 200 mil por abandono afetivo. De acordo com o STJ, a decisão simboliza a "humanização da justiça". De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a filha, após ter obtido reconhecimento judicial da paternidade, entrou com uma ação contra o pai por ter sofrido abandono material e afetivo durante a infância e adolescência. Segundo a autora da ação, ela não recebeu os mesmos tratamento que seus irmãos, filhos de outro casamento do pai. 
Na primeira instância, informa o STJ, o pedido foi julgado improcedente, tendo o juiz entendido que o distanciamento se deveu ao comportamento agressivo da mãe em relação ao pai. Por sua vez, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), reformou a sentença e reconheceu o abandono afetivo. O TJSP condenou o pai a pagar o valor de R$ 415 mil como indenização à filha.
Conforme informações do Superior Tribunal de Justiça, o pai recorreu à decisão afirmando que a condenação não era aceita em todos os tribunais. O STJ, então, reviu o caso e passou a admitir a condenação por abandono afetivo como um dano moral.  A condenação, segundo assessoria de imprensa do STJ, saiu na terça-feira, 24 de abril, e o homem terá que pagar a indenização - que foi reduzida - de R$ 200 mil.
Mas existe preço numa relação afetiva? Pode-se estabelecer patamar do quanto pagar? Isso vai aliviar o que? O Bolso dos advogados ou dos sucessores? Veja que isso é uma questão moral. Assisti recentemente o filme "A.I. Inteligência Artificial". Não vou comentar o filme, apenas aconselho que quem viu, reveja, quem ainda não o fez, que observe com atenção.
Estabelecer valores ao menos traz ao bolso um pouco mais de responsabilidade nos relacionamentos fortuitos e passageiros que deixam marcas, sejam elas no corpo, na alma ou nos cartórios de registro civil...
"Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos (art. 22, da lei nº 8.069/90). A educação abrange não somente a escolaridade, mas também a convivência familiar, o afeto, amor, carinho, ir     ao parque, jogar futebol, brincar, passear, visitar, estabelecer paradigmas, criar condições para que a presença do pai ajude no desenvolvimento da criança" ¹, Mário Romano Maggioni.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Divórcios aumentando e proposta de solução - Sociedade

Os números demonstram que os Brasileiros estão se divorciando mais para se casar de novo. Os números podem ter mudado, como constatou o IBGE. Os divórcios aumentaram 20% em dez anos. Mas isso não significa que os brasileiros estejam cada vez mais sós. A quantidade de casais com mais de uma união também cresceu.
Não temos jeito para a solidão, segundo a antropóloga Mirian Goldenberg. Os brasileiros gostam de se sentir em família, acasalados, seja qual for o tipo de arranjo amoroso. “Hoje em dia, tanto os homens quanto as mulheres têm muito mais liberdade de escolha. Nós podemos casar legalmente, casar no religioso, morar junto, morar separado. Por isso, esses novos arranjos conjugais estão múltiplos e flexíveis, mas tem também a segurança de um amor, de uma parceria, de um companheirismo. Aqui no Brasil, homens e mulheres continuam querendo se casar. Por isso, casam, recasam, casam de novo e inventam novas formas de viver juntos e cada vez mais felizes”.
Existem ainda outras duas razões para esse ‘casa, descasa’. Primeiro: se divorciar ficou mais fácil, diminuiu muito a burocracia. Segundo, houve uma mudança no comportamento dos casais: respeitar a liberdade de cada um passou a ser fundamental.
Especialistas atribuem o aumento do número de separações, entre outros fatores, à mudança de mentalidade protagonizada pela mulher. A conquista da independência financeira deixou de ser tabu e hoje está diretamente ligada à ascensão delas no mercado de trabalho. "Antigamente a mulher não tinha como sobreviver sem o marido. Casava-se por necessidade ou conveniência. Hoje ela não mantém a união se não se sente bem. A busca é por amor e complementação", explicou a psicóloga clínica e terapêutica familiar, Vivien Ponzoni.
"Antes a separação era considerada problema. Nenhuma mulher queria ser amiga de outra mulher divorciada. Havia preconceito. Hoje o contexto social favorece os casais que desejam se divorciar. Nenhum deles conviverá com o peso social. A sociedade caminha na direção de contemporizar e acolher novas relações e casamentos", observa a psicóloga.
Os valores morais também passaram por transformações nos últimos anos e influenciaram a convivência mais amigável entre gerações e famílias diferentes. Hoje é normal que os filhos de dois casamentos convivam tranquilamente.
Quando o assunto é casamento, os números mostram que os casais têm optado menos por oficializar a união. Em 2010, 41% da população estava casada. Índice ligeiramente menor que o registrado em 2000, quando a proporção era de 42,1%. Os jovens têm oficializado o casamento cada vez mais cedo, muitos antes de completar 25 anos. No entanto, a separação consensual ou litigiosa acontece de forma mais simples e sem burocracia.
Agora, o  psicólogo Satoshi Kanazawa apresenta uma receita polêmica para acabar com as altas taxas de divórcio: liberar a poligamia. Segundo ele, a proibição de termos vários parceiros é a responsável pelo índice crescente de separações no mundo ocidental. No Brasil, 25% dos casamentos acaba em divórcio, segundo o IBGE.
Segundo Kanazawa, nos casamos para termos mais filhos. "Muitos homens se separam se a esposa não está mais em idade reprodutiva e escolhem uma esposa mais jovem", diz Kanazawa, nesta matéria publicada no site americano Huffington Post.
O psicólogo e pesquisador associado na London School of Economics já havia causado polêmica num artigo publicado em maio de 2011, no qual ele explicava porque as mulheres negras seriam menos atraentes.
Bem, queria saber quem irá propor às mulheres que elas compartilhem o marido? E se for o contrário, qual marido vai aceitar um "Ricardão", as segundas quartas e sextas? Bem, meu nome é Ricardo, então... Hum, acho que a proposta não é lá bem vinda, pois ai a mulher nem poderia trocar o nome do amante nas horas de intimidades...






terça-feira, 15 de maio de 2012

Uma estrela se apagando... - Astronomia

Astrônomos americanos observaram em "tempo real" o momento em que um buraco negro supermaciço engolia uma estrela do qual se aproximou demais, um fenômeno excepcional que só ocorre uma vez a cada 10 mil anos, em média, em uma galáxia.
"Os buracos negros são um pouco como os tubarões. Consideramos, sem razão, que são máquinas perpétuas de matar. Na verdade, são tranquilos na maior parte da vida. Mas ocasionalmente, uma estrela se aventura perto demais e o frenesi carnívoro se desencadeia", explicou Ryan Chornock, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, co-autor do estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.
Acredita-se que a maioria das galáxias do universo abrigue um destes buracos negros supermaciços, com massa entre um milhão e um bilhão de vezes superior à do nosso sol. Alguns são detectados graças à intensa radição que emitem quando aspiram gás.
Mas se o entorno dos buracos for pobre em gás, as fagulhas ficam fracas e por isso fica difícil estudá-los, ao menos surpreendê-los em pleno almoço, como fizeram Chornock e Suvi Gezari, da universidade americana Johns Hopkins.
Em 31 de maio de 2010, por meio do telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí, foi descoberta uma luz inesperada procedente de uma galáxia situada a 2,7 bilhões de anos-luz.  A luz foi se intensificando até alcançar seu ponto culminante em 12 de julho, antes de desaparecer gradativamente. "Observamos a morte de uma estrela e sua digestão por parte do buraco negro em tempo real", explicou Edo Berger, que participou do estudo.
A luz emanada de um buraco negro supermaciço que estava até agora adormecido, com massa equivalente a três milhões de massas solares, equivale à do buraco negro situado no centro da nossa galáxia. A estrela estava tão próxima que as "forças de maré" geradas pelo campo de gravidade do buraco negro a desmembraram. Os gases que a formavam foram aspirados pelo ogro cósmico, fazendo aumentar tanto a temperatura que produziram a luz detectada pelos astrônomos.
O "Sgr A*" (Sagittarius A estrela), buraco negro supermaciço da nossa galáxia, está prestes a engolir uma grande nuvem de gás, que se aproxima dele.  No verão de 2013, a nuvem se aproximará a 40 bilhões de quilômetros do "horizonte dos acontecimentos" do buraco negro, limite a partir do qual o que acontece é impossível de ser detectado.
É a ficção sendo provada cientificamente, através da observação e estudos, o que antes não passavam de teorias. Um espetáculo colossal...


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hipertensão: Coisas a saber VI - Saúde


Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition comprova que os flavonoides das frutas vermelhas são capazes de oferecer proteção contra a hipertensão. A equipe de cientistas estudou 134 mil mulheres e 47 mil homens durante um período de 14 anos e descobriu que o consumo de frutas como mirtilo, framboesa, amora e morango reduziu o risco de desenvolver a doença em 10%. "As atividade antioxidante proporcionada por essas frutas também nos protege contra os efeitos do envelhecimento, que estão associados aos radicais livres", explica a nutricionista Mayumi Shima, do Hospital Albert Einstein.
Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados a baixos níveis de vitamina D no organismo. Mas não são apenas as mulheres que se beneficiam, os homens também. Isso se dá porque a vitamina D é a principal responsável pelo controle do enrijecimento das artérias, e a falta desse nutriente faz com que o organismo precise trabalhar três vezes mais para manter seu equilíbrio circulatório, o que gera um aumento na pressão. A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo e fígado, mas sua principal fonte é a luz solar.
Esses alimentos não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão por conta das suas altas quantidades de cálcio. Segundo Cátia Medeiros, esse nutriente atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. "A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral", afirma. A nutricionista ainda recomenda que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura, como o queijo branco. 
De acordo com um estudo feito na Universidade de Harvard (EUA), as substâncias antioxidantes presentes no cacau podem ajudar a relaxar as artérias e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração em até 4%. Porém, a nutricionista Cátia afirma que é preciso estar alerta: muitos chocolates vêm com adição de açúcar e gordura. "O melhor a fazer é apostar no chocolate amargo, que tem cerca de 70% de cacau." 
Eu poderia escrever muito mais. Com tudo que foi escrito aqui, fica a duvida de onde ficarão os prazeres: Bem, diminuir o consumo não significa abster-se. Apenas mudanças ou reduções que devem ser feitas de forma tranquila e racional. Antes que ela seja compulsória e cortes drásticos. Melhor reduzir agora...


domingo, 13 de maio de 2012

Hipertensão: Coisas a saber V - Saúde

Tenho comentado, mudança de hábito, trocar algumas coisas, ou diminuir. Então vão agora as dicas alimentares que podem auxiliar um processo de diminuição de riscos, ou efeitos.
Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores (capacidade de aumentar os vasos sanguíneos), auxiliando no controle da pressão arterial. Outras fontes de magnésio são verduras como couve e escarola, legumes, como beterraba e mandioca, e cereais como aveia, cevada e arroz integral.
No caso do potássio, ele age estimulando a eliminação do sódio presente no corpo, diminuindo a retenção de líquidos e a pressão arterial. Dessa forma, alimentos ricos em potássio são muito recomendados para hipertensos ou pessoas no grupo de risco para hipertensão. Ele está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, na banana e em diversos outros alimentos.
As frutas e os vegetais são os melhores amigos de quem quer prevenir a hipertensão. Eles contribuem para uma dieta balanceada, rica em nutrientes e pobre em gorduras saturadas (frituras) e açúcar, diminuindo os riscos de obesidade, principal fator de risco para a hipertensão.
Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a retenção de líquidos.
Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) concluíram que o consumo de alho pode ajudar a controlar e prevenir a hipertensão tanto quanto medicamentos para esse fim. Isso porque o alho contém diversos elementos que auxiliam a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Northwestern, em Chicago (EUA), revelou que o ácido glutâmico, encontrado nas proteínas vegetais - como a soja, lentilha, grão de bico e feijão -, tem alto poder de redução da pressão arterial. Foram observadas mais de 4.600 pessoas de meia-idade que ingeriram quantidades distintas de alimentos compostos por ácido glutâmico. A conclusão é de que o ácido glutâmico combinado com demais aminoácidos interfere diretamente na pressão arterial por reduzir e ajudar no metabolismo do sal no organismo.
Não é necessário eliminar a carne no cardápio para prevenir ou controlar a hipertensão. O melhor é optar por carnes mais magras, como peixes, frango e cortes magros de carne vermelha, como filé mignon e músculo. Fazer escolha saudáveis ajuda a diminuir o acúmulo de gordura, prevenindo contra obesidade e consequentemente contra a hipertensão. Para ajudar a diminuir o peso e o risco de hipertensão, ficar longe do açúcar e das gorduras saturadas ajuda muito. Cortar as calorias vazias de alimentos processados, doces e refrigerantes contribui para a perda de peso e diminui os níveis de sódio em nosso sangue. (essa parte  é cruel para os amantes do churrasco, mas vamos sobreviver - amanha finalizo...)

sábado, 12 de maio de 2012

Hipertensão: Coisas a saber IV - Saúde

Mudar hábitos, significa mudar forma de se alimentar. Não, isso não é regime de Spa, buscando formas perfeitas a custa de jantares com uma folha de alface e uma azeitona sem caroço (deixada na água para tirar o sal). Significa consumir outros alimentos que são esquecidos e deixar alguns excessos (apenas esses, mas consumindo com moderação). De início os vícios.
A complicação cardiovascular decorrente do cigarro afeta até mesmo o fumante passivo. Pesquisadores do Departamento de Cardiologia do Hospital Erasme e a Univesité Libre de Bruxelles, na Bélgica, comprovaram que respirar as substâncias do cigarro afetam várias funções do sistema vascular arterial - e mesmo quando já não há mais fumaça no ar. Segundo a nefrologista Kátia, essa elasticidade traz danos para a manutenção de uma pressão arterial saudável, além de poder evoluir para outros problemas, como o AVC.
Mas uma coisa a se lembrar é alguém que sofreu uma intervenção cirúrgica de emergência, no pós-operatório tem que ficar segurando um travesseiro para tentar aliviar a dor, quando tossir. Pode passar desapercebido, mas quem fuma, dá uma leve tossidinha às vezes, e dizem, quem fez a cirurgia, que a dor é insuportável. Afinal, a caixa toraxica está se recuperando de um trauma extenso, se solidificando, alem da cicatrização que fica evidente e com marcas que não irão sumir.
O consumo excessivo de álcool irá sobrecarregar o fígado e produzirá substâncias semelhantes à adrenalina, que tem como função aumentar a pressão arterial. Para quem gosta de beber, a ingestão de bebida alcoólica deve ser moderada.
O limite considerado adequado é de 30g de álcool, o que corresponde a 600 ml de cerveja, 250 ml de vinho ou 60ml de destilados. Lembrando que o consumo moderado de vinho, principalmente o tinto, pode até mesmo contribuir para a estabilização da pressão arterial, trazendo benefícios ao nosso organismo. Só que cuidado com o bafômetro, pois ainda vale a lei.
(um adendo para as mulheres) A síndrome dos ovários policísticos deve ser acompanhada, pois tratar de uma doença endocrinológica que, se não for controlada, gera alterações do metabolismo dos açúcares, aumentando a concentração sanguínea. Dessa forma, as pacientes podem ter um risco maior de desenvolver diabetes e hipertensão. Além disso, cerca de 50% das mulheres com síndrome dos ovários policísticos tem obesidade, que é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial.
Ao atingir a menopausa, a mulher deixa de produzir o estrogênio, hormônio que protege os vasos sanguíneos e ajuda a prevenir alterações vasculares. Com a falta desse hormônio e perda desse fator protetor, as mulheres passam a ter mais rigidez dos vasos, o que contribui para a hipertensão arterial.
Um estudo publicado no American Journal of Medicine descobriu que mulheres que sofrem com prisão de ventre no período pós-menopausa têm um maior risco de hipertensão e doença cardíaca do que aquelas que tinham um intestino regular. Os pesquisadores dizem que a constipação não é o que aumenta o risco, mas os fatores associados a esse mal, como uma dieta pobre em fibras e uma vida sedentária. Os especialistas recomenda a prática de exercícios, o consumo de alimentos ricos em fibras e a ingestão de dois litros de água por dia. (Continuarei amanhã, ainda tenho mais coisas a partilhar...)


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Hipertensão: Coisas a saber III - Saúde


Uma coisa que as pessoas desconhecem é uma "parceria" entre a hipertensão e a diabetes. Diabetes e hipertensão arterial são duas alterações clínicas que costumam caminhar em conjunto. É comum ocorrerem alterações vasculares nas pessoas com diabetes, com interferência na função renal do paciente. Esse descontrole leva a descompensação da pressão arterial e piora as situações clínicas. Além disso, a resistência à insulina favorece a entrada de sódio nos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Manter níveis de glicemia adequados previne as alterações vasculares do paciente, com resultados benéficos para a hipertensão.
Existem diversos remédios que podem aumentar a pressão arterial. De acordo com o cardiologista Alexandre Murad Neto, da clínica Delboni, em São Paulo, antidepressivos, anticoncepcionais orais, anti-inflamatórios, corticoides, sibutramina e dilatadores nasais são alguns exemplos de medicamentos que alteram a pressão arterial. "Por isso é de extrema importância que se consulte um médico antes de começar a tomar qualquer tipo de medicamento", afirma.
Um recente estudo britânico publicado no Annals of Internal Medicine descobriu que trabalhar mais de 10 horas por dia pode aumentar o risco de hipertensão em mais de 60%. Por isso, se você tem que trabalhar longas horas, é importante manter um estilo de vida saudável e monitorizar regularmente a sua pressão arterial e os níveis de colesterol para manter a saúde em dia. Outra sugestão é passar mais tempo com os amigos e familiares - um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que adultos solitários são mais propensos a desenvolver doença cardiovascular do que aqueles que regularmente passam tempo com os amigos ou entes queridos.
Trabalhamos para nosso sustento e devemos entender que o trabalho é fruto do esforço, mas não deve ser sacrifício. Por muitas vezes, observei amigos, que acabam sendo dependentes de remédios para buscarem equilíbrio, devido às pressões que eles mesmos as impõe. Construir um patrimônio, deve entender que constrói-se algo, para desfrutar, não apenas para deixar como herança, e às vezes esquecemos disso e nos focamos tanto no trabalho que pequenos prazeres são deixados de lado. (continuo amanhã...)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Hipertensão: Coisas a saber II - Saúde


Bem, eu peguei a fita métrica e até que não foi tão horrível aqui, não sei ai do outro lado da tela, mas vamos a mais algumas informações. Mudar algumas rotinas é relativamente fácil, quando se tem disciplina e melhor que isso, objetivos. Todos os dias quando saio pela manhã, observo nas minhas redondezas, várias pessoas com um pouco mais de idade.
A atividade física é essencial para o controle da pressão arterial. Praticar uma hora de exercício cinco dias por semana já é capaz de reduzir peso e baixar a pressão arterial sistólica - é a pressão máxima do ciclo cardíaco, e ocorre quando o coração bombeia o sangue para o corpo. A prática de atividade física libera substâncias vaso dilatadoras, que auxiliam no controle da pressão. Podem ser exercícios aeróbicos, musculação, qualquer atividade que tire o indivíduo do sedentarismo e respeite seus limites, de acordo com a idade e condições físicas.
O National Institutes of Health fez vários estudos durante 20 anos para entender os efeitos da Meditação Transcendental (MT) e outras técnicas sobre doenças cardiovasculares. Os estudos, no geral, apontaram que essa técnica pode relaxar os vasos sanguíneos, ajudando no tratamento de hipertensão, reduzir a síndrome metabólica, combater aterosclerose e prevenir ataques cardíacos e derrames.
De acordo com pesquisadores na Índia, a prática regular de ioga pode melhorar a sua saúde do coração. Os pesquisadores descobriram que a ioga melhora o controle da pressão arterial e da frequência cardíaca, o que é benéfico para um coração saudável.Situações de estresse ocasionam o aumento momentâneo da pressão arterial, como resposta às sobrecargas físicas e emocionais do indivíduo. Alguns dados apontam que o estresse psicológico crônico tem influência no desenvolvimento de hipertensão. Isoladamente não, mas outros fatores de risco auxiliam para desenvolvimento da hipertensão que coexistem com o estresse, como o sedentarismo e a obesidade.
Pessoas que sofrem com distúrbios do sono, principalmente a apneia, tem mais chances de sofrer com hipertensão arterial e insuficiência cardíaca congestiva, ou seja, o coração não consegue bombear o sangue para o resto do corpo. O odontologista especialista em apneia Fausto Ito, membro da Associação Brasileira do Sono, explica que a passagem do ar pela faringe fica obstruída durante o episódio de apneia e, por causa disso, o organismo libera adrenalina como reação de defesa. "Em resposta à descarga de adrenalina, os vasos sanguíneos se contraem e há menos espaço para o sangue circular, aumentando a pressão".
Algumas coisas são simples de se fazer, por que não começar? (continuo amanhã)


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hipertensão: Coisas a saber I - Saúde


Continuando sobre o tema, agora vem mais essa: Isso é para alarmar. Dados do Ministério da Saúde apontam que a hipertensão atinge 22,7% dos brasileiros em idade adulta. Em idosos, essa porcentagem é ainda maior - 59,7% da terceira idade sofre com hipertensão no Brasil. Responsável por 40% dos casos de infarto, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, a hipertensão é uma doença silenciosa, que precisa de cuidados para vida toda.
A nefrologista Kátia Ortega, da Sociedade Brasileira de Hipertensão, afirma que a obesidade e o sedentarismo são os principais fatores de riscos para a doença. "No entanto, existem diversas hábitos e condições de saúde que podem contribuir para o quadro", diz. O cuidado para prevenção e controle da doença é diário.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que mesmo quem não sofre de hipertensão precisa ficar atento e aferir (medir) a pressão ao menos uma vez por ano, ajudando na prevenção e tratamento da doença. O ideal é que a pressão arterial esteja abaixo de 120x80, sendo mais do que isso considerado de risco.
Alguns cuidados ajudam no controle e mais que isso, em evitar ou prorrogar o seu aparecimento. Afinal, mais de 80% das pessoas com hipertensão possuem histórico familiar da doença. "Verificar a incidência da hipertensão e outros membros da família pode ajudar a pessoa a manter os bons hábitos desde cedo, se prevenindo contra uma doença que muitas vezes não apresenta qualquer sintoma", afirma o cardiologista Ivan Clordovil, do Instituto Nacional de Cardiologia.
O brasileiro come aproximadamente o dobro do que deveria de sal, alimento que é principal fonte de sódio, um dos vilões da pressão alta. A recomendação é acrescentar apenas três gramas de sal às nossas refeições por dia.
O cardiologista explica que uma colher rasa de café tem aproximadamente um grama de sal, podendo ser usada como medida - duas colheres no almoço e uma no jantar, por exemplo. "O uso excessivo de sal levará a um aumento do sódio na pressão sanguínea, que vai reter o liquido presente sangue, aumentando a produção de liquido pelo organismo e consequentemente elevando a pressão arterial", explica Ivan Cordovil. Para reduzir o consumo de sal, opte por temperos naturais nas refeições como ervas aromáticas e azeite de oliva.
Controlar o peso é o primeiro passo para prevenir e tratar a hipertensão. Além disso, pessoas com uma circunferência abdominal acima do recomendado usualmente apresentam resistência à insulina. Para o organismo manter os níveis de glicose no sangue normais, é necessário um excesso de produção de insulina, contribuindo para elevar a pressão arterial. A circunferência máxima admitida como normal para mulheres é 88 centímetros e para homens 102 centímetros.
(vou pegar a fita métrica e ver como está minha cintura - continuo amanhã...)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Hipertensão: Você segue a dieta? - Saúde

A impressão dos médicos se confirmou. Mesmo em tratamento, a grande maioria dos hipertensos e pacientes com insuficiência cardíaca não segue a dieta recomendada pelos médicos. Pesquisa feita pelo Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas, revela que apenas 13% deles consomem sal na porção ideal para controlar as doenças.
O quadro, segundo especialistas, é grave pois são pessoas sob tratamento, que negligenciam as recomendações médicas. Com isso, podem ter uma piora no seu estado de saúde.
O estudo analisou a concentração de sódio em 949 pacientes durante dois anos - entre 2009 e 2011 - com um método infalível: o exame de urina. “O rim elimina a mesma quantidade de sódio que foi ingerida”, explica o diretor da Clínica de Hipertensão do Incor, Luiz Bertolotto, um dos responsáveis pelo estudo. Segundo ele, os dados são alarmantes. Em média, os pacientes consomem seis colheres rasas de café de sal por dia, o dodro da média recomendada.
“Mantendo essa quantidade, eles precisarão tomar mais medicamentos”. No caso dos pacientes com insuficiência cardíaca, os sintomas da doença, como falta de ar, podem piorar por causa do excesso de sal. Para o médico, os hábitos alimentares da população precisam mudar com urgência pois a pressão alta é causa de 40% dos infartos, 80% dos casos de AVC (Acidentes Vascular Cerebral) e 25% dos casos de insuficiência renal.
Pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde mostra que a hipertensão atinge 22,7% dos brasileiros adultos. Quase 60% da população com mais de 65 anos têm a doença.
Bem, são números e informações, mas são dados reais. A hipertensão é uma doença silenciosa, assim como o Diabetes do tipo 2. Em muitos casos, apesar de existir uma predisposição genética, pode ser evitada ou retardada, sem controle com certeza será antecipada.
Apesar dos reflexos cardíacos quando se fala de hipertensão, afinal, fica evidente que a pressão sanguínea é fruto de estreitamento de vasos e batimentos, antes, deve-se verificar a função renal, pois os rins são os controladores de fato da pressão arterial. Muitos ignoram que as funções renais, acreditando que estão apenas limitadas à filtragem de impurezas.
Falarei à respeito em breve, sobre funções renais...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Exageros da Mídia: Transexualismo - Sociedade/Comportamento

Está bombando na internet, Thomas Beatie, conhecido como “homem grávido” por ter dado à luz três filhos, diz ter apanhado da mulher nas partes íntimas. A informação é do site TMZ, que teve acesso ao pedido de divórcio de Beatie. 
Os documentos revelam que em fevereiro deste ano o transexual tentou impedir sua mulher, Nancy, de dirigir até a creche para levar os filhos, já que ela estava “visivelmente intoxicada" Ela então começou a xingá-lo e o empurrou.
Ele afirma que acionou a polícia, mas ela continuou a gredi-lo e chutou sua "virilha". De acordo com Beatie, as agressões aconteceram mais de uma vez. Em uma noite ela o acordou às 2h e começou a socá-lo no rosto sem motivo.
Nancy, por sua vez, nega as acusações e afirma que era abusada fisica e emocionalmente por Beatie. Os dois estão juntos há nove anos. Ainda de acordo com o TMZ, uma medida cautelar expedida no começo de abril impede Nancy de ser aproximar do "homem grávido" e de seus três filhos.
Em abril de 2008, em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, Thomas disse que, para ele, "a necessidade de ter um filho não é um sentimento masculino ou feminino, mas humano". "Sou uma pessoa e tenho direito de ter um filho biológico", disse ele na época.
Ele mudou de sexo aos 24 anos e é legalmente homem. Mas mantém os órgãos sexuais femininos. Quando era mulher, se chamava Tracy Lagondino.Sua ex-mulher Nancy fez uma histerectomia e não pode ser mãe. O primeiro filho foi concebido por inseminação artificial, com esperma de um doador. Depois, ele teve outros dois filhos, Jensen e Austin Beatie.
"Como todos os casamentos, temos nossos altos e baixos, e estamos passando por uma fase difícil agora. No momento, estamos separados", disse Thomas.


Bem, o que se percebe é apenas uma separação decorrente de conflitos, sejam físicos ou verbais do casal. O destaque se dá pela condição do "Marido" que antes era uma mulher (no aspecto físico). A ciência evoluiu, a ponto de entender que algumas pessoas não se adequam ao corpo físico. E isso não é por se sentirem atraídas pelo mesmo sexo.
Esse tipo de estudo e entendimento, multidisciplinar, tem observado pessoas que se sentem infelizes por estarem num corpo que não se reconhecem. Não é o caso do travesti, que mantém sua sexualidade apesar da mudança do corpo e gestos femininos.
No caso de Beatie, ele era um homem preso no corpo feminino. Podem falar muitas coisas mas é uma realidade, que a ciência pode ajudar a corrigir. Os holofotes brilham por ele ter mantido o aspecto de sua identidade feminina para a concepção, o que destoa o conceito do transexual. Mas que as crianças não sofram, como toda separação litigiosa, apenas espero isso, no mais termino meu comentário sem maior enfase ao caso...




domingo, 6 de maio de 2012

Quer passar calor? - Mundo/Geografia

Quando pensamos em algum local quente pensamos direto em locais desérticos, inóspitos. Primeira imagem aparece logo, o deserto do Saara. Mas se acha que lá é o local para pegar uma cor e tostar, literalmente, está cometendo um engano geográfico.O lugar mais quente da Terra é o Deserto de Lut, no Irã, onde a temperatura chegou a 70,7 graus Celsius em 2005, segundo medições da Nasa, divulgadas ontem por uma equipe da Universidade de Montana, nos Estados Unidos. Localizado no leste do Irã, o Lut conta com uma paisagem árida repleta de grandes colinas de fragmentos de rocha esculpidas pelo vento. Sem aparelhos de ar condicionado ou qualquer proteção, um ser humano não resistiria por um dia àquele ambiente.
Foi pensando nessa limitação que o ecologista Steven Running resolveu desenvolver o estudo, que será publicado pela "Journal of Geophysical Research". O pesquisador lembra que há, distribuídas pelo planeta, 11.119 estações cadastradas na Organização Meteorológica Mundial (OMM). Isso equivale a apenas um ponto de temperatura monitorada a cada 13 mil quilômetros quadrados de superfície terrestre. Fica evidente, portanto, a existência de regiões tão remotas que são ignoradas por aquela instituição.
"Os desertos quentes do planeta, como o Saara, Gobi (entre China e Mongólia) e Sonora (EUA e México) são climaticamente rigorosos demais, e o acesso é tão remoto que uma medição de rotina da temperatura, ou a manutenção de uma estação, são impraticáveis" explica Running. "A maioria desses pontos é ignorada por equipamentos instalados em solo. Os satélites, porém, nos dão uma visão contínua da superfície, permitindo uma observação igual tanto destas áreas quanto de outras mais alcançáveis".
Running usou um dispositivo em dois satélites: o Terra, lançado em 1999, e o Aqua, no espaço desde 2002. Conhecido como Modis, este instrumento passa diariamente por toda a superfície da Terra e pode detectar a energia infravermelha ali emitida. Assim, pode calcular as temperaturas e "preencher as lacunas" entre as estações meteorológicas.
A equipe americana fez as medições por sete anos, a partir de 2003; em cinco deles, o Deserto de Lut foi o que registrou temperaturas mais altas. As exceções foram 2003, quando o título ficou para a província de Queensland, no norte da Austrália (com 69,3º C) e 2008, período em que venceram os 66,8º C da Bacia de Turfan, na China.
A influência da cobertura vegetal sobre as medições ainda deve ser avaliada, segundo o estudo; por isso florestas como a do Congo podem não ter marcado presença entre os locais mais cálidos do planeta. No entanto, com o desmatamento à toda em diversas regiões tropicais, aliado a mudanças climáticas e à intensificação de eventos extremos, é provável que Lut, Queensland e Turfan tenham mais concorrentes nas próximas décadas.
Ex-chefe da Divisão de Satélites do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe, Carlos Frederico de Angelis acredita que o levantamento da Universidade de Montana pode ter minimizado a quentura de alguns endereços do Hemisfério Sul.
"Essa distribuição dos locais mais quentes deve ser mais homogênea" avalia o cientista, agora coordenador-geral de operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). "É fato que o nível de observação dos satélites é muito reduzido no Hemisfério Sul. A maioria dos países desenvolvidos, que tem condições financeiras e interesse para desenvolver pesquisas, está no Norte. Além disso, há muito mais terras naquele hemisfério do que no nosso".
Para a bióloga Ana Elisa Silva, também do Cemaden, temperaturas como a registradas pelo estudo "não são viáveis para a vida humana. Há micro-organismos que se desenvolvem em locais extremos. Alguns fungos, por exemplo, conseguem se viver a mais de 100 graus Celsius. Nosso corpo tem mecanismos para manter a temperatura interna, que é de 36 graus, mas ele não conseguiria se ajustar naturalmente, sem recorrer a qualquer recurso, a uma condição tão radical".
Ana Elisa ressalta que há pessoas "que conseguem um controle do corpo incomum" para se adequar a ambientes inóspitos, mas tratam-se de exceções. Algumas estranham mesmo temperaturas bem mais amenas.

Gosto muito do calor, mas algo acima de 35º C, ultrapassa meus limites toleráveis. E fico vendo a neve pela televisão imaginando o isolamento, como nas regiões de Vladvostok (Russia), tão geladas e extremas, que podem parecer um deserto...

sábado, 5 de maio de 2012

Porsche: Ao nosso alcance??? - Automóveis/Economia


Confesso que já fui fã mais aficionado de veículos e bólidos (ou sonhos)... A alguns anos, sonhava com a Lamborghini Diablo, com seu motor V12.  Uma vez quase me envolvi num acidente, admirando a concessionária que a expunha para alimentar meu desejo. Lógico que não comprei, mas sonhei...
Hoje, passeando pela internet me deparo com outra preciosidade, que virá para as terras tropicais. Trata-se de outro veículo, que alguns, de forma irônica chamam de automóvel, e eu chamo de objeto de desejo.
 
Não é algo para o grande público, mesmo os mais abastados, entrarão na fila e devem participar do sorteio de quem será contemplado.

O Carrera GT, foi o último superesportivo da Porsche vendido no Brasil.. Marcel Visconde, presidente da Stuttgart (empresa que representa a marca no Brasil), confirmou que receberá três unidades do 918 em 2014. O superesportivo híbrido é a nova sensação da marca, e terá preço na casa de mais de 1 milhão de dólares.
“O valor definitivo ainda não foi fechado, mas será equivalente à sua categoria”, declarou Visconde. Apresentado ainda na forma de conceito no Salão de Genebra do ano passado, o modelo tem um V8 a gasolina de 500 cv e dois motores elétricos de potência combinada de 218 cv. Com forças combinadas, o trio é capaz de acelerar o modelo de 0 a 100 km/h em 3,2 s, índice que o deixa lado a lado com Ferrari F12berlinetta e Lamborghini Aventador. Com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, a velocidade máxima é de 320 km/h.
A tecnologia de ponta é aplicada tanto para acelerar quanto para frear: o 918 terá um botão para aumentar a potência do motor temporariamente (semelhante ao push to pass usado em algumas competições) e freios regenerativos. Tantos recursos se refletem no consumo, de fazer inveja até ao Toyota Prius: 33 km/l, segundo a Porsche. O objetivo é que as emissões também sejam reduzidíssimas, com 70g de CO2 por quilômetro – menos do que um VW Gol.
Mais um que entra na minha lista de desejo, ou sonhos intangíveis, mas quem sabe alguém resolva me deixar ao menos polir o carro...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Abelhas podem raciocinar - Ciência

Ainda que de uma dimensão minúscula, o cérebro das abelhas é capaz de grandes e inesperadas proezas, como verificou um grupo de investigadores franceses do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS), que descobriu que estes insetos conseguem estabelecer relações entre objetos, o primeiro passo para a elaboração de conceitos abstratos. Isso põe abaixo o pressuposto de que "a elaboração de um saber conceitual" necessita de um cérebro do tamanho do dos mamíferos, como o ser humano, destacam os cientistas neste estudo, publicado pela revista americana PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences).
Em sua vida cotidiana, o ser humano utiliza os conceitos que relacionam objetos diferentes através de sistemas do tipo: "igual", "diferente", "maior", "acima de". A equipe do professor Martin Giurfa (CNRS), da Universidade Toulouse III Paul Sabatier, demonstrou que as abelhas também eram "capazes de gerar e depois manipular conceitos para ter acesso a uma fonte de alimento".
"O notório", disse o professor, ouvido por telefone, "é que podem, inclusive, utilizar dois conceitos diferentes para tomar uma decisão, ante a uma situação nova". As abelhas demonstraram que podem conseguir água com açúcar (a sua recompensa) ou a um líquido azedo (castigo) mediante dois orifícios colocados entre imagens que variavam de posição. Se serviam para isso das noções "acima de" ou "ao lado de", que associavam com o prêmio ou a punição.
"Ao final de 30 tentativas, as abelhas passavam a reconhecer, sem equívocos, a relação que as guiaria para a água açucarada", mesmo "quando eram utilizadas imagens que não viram nunca", explicou o professor Giurfa. Segundo os cientistas, a experiência pôs em destaque que as abelhas ignoravam os estímulos realizados com imagens idênticas, "demonstrando que, além dos conceitos 'acima, abaixo e ao lado' manipulavam simultaneamente o de 'diferença' para tomar sua decisão".
"Esta capacidade, que se acreditava própria dos seres humanos e de alguns primatas, demonstra que as análises cognitivas sofisticadas são possíveis, na ausência de linguagem, apesar de uma arquitetura neural em miniatura", concluíram. Essa investigação, assegura o CNRS em comunicado, "questiona muitas teorias em âmbitos como a cognição animal, a psicologia humana, as neurociências e a inteligência artificial".
Bem, notável ou não, é uma conclusão que a natureza surpreende cada vez mais demonstrando que não somos os únicos seres que pensamos e raciocinamos. Aprender um pouco mais com pequenos seres, a forma como procedem, é no mínimo, entender que o conhecimento e aprendizado é mais amplo que possa parecer..

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Próstata: um novo tratamento - Saúde

Qual homem, não temeu ou teme o famoso exame de próstata? Uma pesquisa publicada na revista Lancet Oncology aponta uma nova técnica de tratamento para o câncer de próstata que usa ondas de ultrassom concentradas só nas partes da próstata atingidas por tumores. A vantagem dessa novidade é que causa poucos efeitos colaterais em comparação ao tratamento tradicional.
O estudo contou com 42 homens de idade entre 45 e 80 anos, com tumores localizados de grau inicial até agressivo. Todos foram submetidos a ressonâncias magnéticas. Por meio delas, foi possível identificar as regiões do órgão afetadas por tumores. Em seguida, deu-se início ao tratamento com ultrassom de alta frequência, que destrói o tecido doente pelo calor.
Os resultados mostraram que 90% dos homens que tinham ereção antes do tratamento mantiveram a função após os 12 meses de pesquisa, sendo que 14 indivíduos pertencentes a esse grupo precisavam da ajuda de remédios. Além disso, o tratamento não causou incontinência urinária. Os dados são surpreendentes: 20% dos homens submetidos à radioterapia ou cirurgia de retirada da próstata sofrem disfunção erétil após o tratamento. A técnica padrão ainda causa problemas para conter a urina, que atingem de 30% a 70% dos pacientes.
No Brasil, a versão da máquina de ultrassom com foco de alta intensidade só pode ser encontrada no Hospital A. C. Camargo, em São Paulo. O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) tem um outro tipo de Hifu, usado para miomas e metástases ósseas. Após a descoberta e testes mais abrangentes, entretanto, deve aumentar a disponibilidade do novo tratamento.
Segundo o urologista Ricardo La Roca, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, quando é detectado um câncer de próstata, o primeiro esforço é saber se o tumor está localizado, avançado ou metastático. Se está situado internamente, recorre-se à cirurgia, à radioterapia externa ou à braquiterapia, que também é uma forma de radioterapia. 
Quando o tumor está avançado ou já existem metástases, o médico pode indicar o uso de hormônio e optar por fazer ou não a cirurgia e a radioterapia, dependendo de uma série de fatores. A primeira opção de tratamento é a cirurgia, feita através de uma incisão no abdômen, abaixo do umbigo, pela qual a próstata é removida e, com ela, o tumor. O doente permanece no hospital por quatro ou cinco dias. A radioterapia externa é realizada através de múltiplas aplicações, uma por dia, de um feixe concentrado de irradiação que incide sobre a próstata.
É um tratamento prolongado, que se estende por seis ou sete semanas, mas um pouco mais simples do que a cirurgia, já que não envolve internação, nem anestesia. E por fim, o terceiro método é a braquiterapia, que consiste na colocação de agulhas na próstata do doente mantido sob leve anestesia, através das quais são inseridas sementes radioativas dentro da glândula.
A cirurgia é a opção de tratamento mais agressiva, pois é uma intervenção complexa. A radioterapia e a braquiterapia são procedimentos mais simples, embora a próstata permaneça no organismo e possa apresentar uma recidiva do tumor, além de manifestações obstrutivas como a hiperplasia benigna.
No caso do tratamento do câncer de próstata neste estado, a cirurgia pode acarretar impotência sexual por lesão dos feixes neurovasculares que passam ao lado da glândula, bem como incontinência urinária nos três primeiros meses. A opção radioterápica não leva à incontinência urinária, mas em alguns casos, pode causar algum déficit sobre a potência sexual.
No câncer de próstata, só é possível falar em cura, depois de 10 anos sem a doença. Quem sobrevive 5 anos provavelmente está curado, mas é preciso esperar 10 anos para a alta definitiva. Quando o tumor está dentro da próstata, com a cirurgia há cura entre 85% e 90% dos pacientes. Se já saiu da glândula, a eficiência do tratamento cai muito. Com a aplicação de radioterapia e braquiterapia, 70% dos pacientes estão curados, depois de 10 anos. Com o tratamento cirúrgico, a doença pode reaparecer em 10% a 15% dos casos. Quando isto ocorre, o urologista pode lançar mão de medicações antitumorais ou hormonais que controlarão a doença por outro longo período, se ela for diagnosticada a tempo.

O homem, diferentemente da mulher, tem medo de procurar serviços médicos, isso é pouco usual, por questões de temor mesmo, medo de que encontrem algo e o limitem. O exame de próstata é executado por pequena parcela das pessoas que precisariam faze-lo. Outros exames e acompanhamentos simples são igualmente deixados de lado.
Quem sabe, essa pode ser uma terapia que, pelo fato de não ser invasiva, mude o comportamento preconceituoso na busca dos diagnósticos que muitos deixam de lado. Vamos aguardar, mas quebrar o preconceito existente ainda é um grande tabu, mas a sociedade evolui, quem sabe os homens não acompanhem essa evolução e mudem de comportamento?