Total de visualizações de página

domingo, 13 de maio de 2012

Hipertensão: Coisas a saber V - Saúde

Tenho comentado, mudança de hábito, trocar algumas coisas, ou diminuir. Então vão agora as dicas alimentares que podem auxiliar um processo de diminuição de riscos, ou efeitos.
Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores (capacidade de aumentar os vasos sanguíneos), auxiliando no controle da pressão arterial. Outras fontes de magnésio são verduras como couve e escarola, legumes, como beterraba e mandioca, e cereais como aveia, cevada e arroz integral.
No caso do potássio, ele age estimulando a eliminação do sódio presente no corpo, diminuindo a retenção de líquidos e a pressão arterial. Dessa forma, alimentos ricos em potássio são muito recomendados para hipertensos ou pessoas no grupo de risco para hipertensão. Ele está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, na banana e em diversos outros alimentos.
As frutas e os vegetais são os melhores amigos de quem quer prevenir a hipertensão. Eles contribuem para uma dieta balanceada, rica em nutrientes e pobre em gorduras saturadas (frituras) e açúcar, diminuindo os riscos de obesidade, principal fator de risco para a hipertensão.
Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a retenção de líquidos.
Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) concluíram que o consumo de alho pode ajudar a controlar e prevenir a hipertensão tanto quanto medicamentos para esse fim. Isso porque o alho contém diversos elementos que auxiliam a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Northwestern, em Chicago (EUA), revelou que o ácido glutâmico, encontrado nas proteínas vegetais - como a soja, lentilha, grão de bico e feijão -, tem alto poder de redução da pressão arterial. Foram observadas mais de 4.600 pessoas de meia-idade que ingeriram quantidades distintas de alimentos compostos por ácido glutâmico. A conclusão é de que o ácido glutâmico combinado com demais aminoácidos interfere diretamente na pressão arterial por reduzir e ajudar no metabolismo do sal no organismo.
Não é necessário eliminar a carne no cardápio para prevenir ou controlar a hipertensão. O melhor é optar por carnes mais magras, como peixes, frango e cortes magros de carne vermelha, como filé mignon e músculo. Fazer escolha saudáveis ajuda a diminuir o acúmulo de gordura, prevenindo contra obesidade e consequentemente contra a hipertensão. Para ajudar a diminuir o peso e o risco de hipertensão, ficar longe do açúcar e das gorduras saturadas ajuda muito. Cortar as calorias vazias de alimentos processados, doces e refrigerantes contribui para a perda de peso e diminui os níveis de sódio em nosso sangue. (essa parte  é cruel para os amantes do churrasco, mas vamos sobreviver - amanha finalizo...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário