Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Hipertensão: Coisas a saber II - Saúde


Bem, eu peguei a fita métrica e até que não foi tão horrível aqui, não sei ai do outro lado da tela, mas vamos a mais algumas informações. Mudar algumas rotinas é relativamente fácil, quando se tem disciplina e melhor que isso, objetivos. Todos os dias quando saio pela manhã, observo nas minhas redondezas, várias pessoas com um pouco mais de idade.
A atividade física é essencial para o controle da pressão arterial. Praticar uma hora de exercício cinco dias por semana já é capaz de reduzir peso e baixar a pressão arterial sistólica - é a pressão máxima do ciclo cardíaco, e ocorre quando o coração bombeia o sangue para o corpo. A prática de atividade física libera substâncias vaso dilatadoras, que auxiliam no controle da pressão. Podem ser exercícios aeróbicos, musculação, qualquer atividade que tire o indivíduo do sedentarismo e respeite seus limites, de acordo com a idade e condições físicas.
O National Institutes of Health fez vários estudos durante 20 anos para entender os efeitos da Meditação Transcendental (MT) e outras técnicas sobre doenças cardiovasculares. Os estudos, no geral, apontaram que essa técnica pode relaxar os vasos sanguíneos, ajudando no tratamento de hipertensão, reduzir a síndrome metabólica, combater aterosclerose e prevenir ataques cardíacos e derrames.
De acordo com pesquisadores na Índia, a prática regular de ioga pode melhorar a sua saúde do coração. Os pesquisadores descobriram que a ioga melhora o controle da pressão arterial e da frequência cardíaca, o que é benéfico para um coração saudável.Situações de estresse ocasionam o aumento momentâneo da pressão arterial, como resposta às sobrecargas físicas e emocionais do indivíduo. Alguns dados apontam que o estresse psicológico crônico tem influência no desenvolvimento de hipertensão. Isoladamente não, mas outros fatores de risco auxiliam para desenvolvimento da hipertensão que coexistem com o estresse, como o sedentarismo e a obesidade.
Pessoas que sofrem com distúrbios do sono, principalmente a apneia, tem mais chances de sofrer com hipertensão arterial e insuficiência cardíaca congestiva, ou seja, o coração não consegue bombear o sangue para o resto do corpo. O odontologista especialista em apneia Fausto Ito, membro da Associação Brasileira do Sono, explica que a passagem do ar pela faringe fica obstruída durante o episódio de apneia e, por causa disso, o organismo libera adrenalina como reação de defesa. "Em resposta à descarga de adrenalina, os vasos sanguíneos se contraem e há menos espaço para o sangue circular, aumentando a pressão".
Algumas coisas são simples de se fazer, por que não começar? (continuo amanhã)


Nenhum comentário:

Postar um comentário