Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2012

FBI X Pirataria: Arquivos apagados? - Tecnologia/Internet

Mais de 350 mil internautas de todo o mundo podem perder seu acesso à rede a partir de 9 de julho, quando o FBI apagará os servidores temporários que foram ativados após a descoberta de uma importante trama de pirataria.A polícia federal americana criou um site (www.dcwg.org), que permitirá aos usuários determinar se seus computadores podem estar entre os afetados pela trama, informou nesta segunda-feira um porta-voz do FBI à cadeia "CNN".
A interrupção se inscreve na operação "Ghost Click", que em novembro levou à detenção de seis cidadãos estonianos acusados de fraude, ao infectar centenas de milhares de computadores no mundo todo com um código malicioso nomeado "DNS Changer", que facilitava a entrada de vírus no sistema. Segundo o FBI, os hackers utilizaram esse acesso para manipular a publicidade na rede, com o que ganharam até US$ 14 milhões em receitas ilegais.
A agência federal calcula que cerca de 350 mil computadores seguem infectados, entre eles 85 mil nos Estados Unidos, onde o vírus chegou até a computadores da Nasa. Ao desmantelar a trama, o FBI ativou servidores temporários para evitar a interrupção imediata de muitos dos usuários infectados, a fim de dar tempo a eles para limparem seus arquivos. Em 9 de julho, a agência apagará definitivamente esses servidores, pelo que os usuários de todo o mundo devem comprovar no novo site se o seu computador é um dos afetados.
O que fico me perguntando é como o FBI que tem atuação local, irá impedir o acesso remoto de usuários localizados fora de sua jurisdição. Seria o mesmo que a Polícia Federal brasileira, tentar impedir alguém no Tibet de acessar a internet através de um servidor local.
A pirataria é crime sim, mas compartilhamento de arquivos, quando legalmente adquiridos e respeitadas as regras, não são. Quando compramos alguma mídia, temos o direito de fazer uma cópia de segurança, para evitar algum dano. Mecanismos de proteção dessas mídias dificultam, e aí entram Hackers que quebram essas proteções.
No caso de colocar na internet, bem, por princípio, o que está na internet é público, portanto passível de ser copiado. Além disso, está sendo oferecido por várias empresas, a hospedagem na "nuvem" de arquivos, fotos, musicas, para serem acessados de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. Isso não seria também um incentivo à pirataria, pois pode haver distribuição? Isso é que tenho observado, como lidar com algo assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário