Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Hipertensão: Coisas a saber III - Saúde


Uma coisa que as pessoas desconhecem é uma "parceria" entre a hipertensão e a diabetes. Diabetes e hipertensão arterial são duas alterações clínicas que costumam caminhar em conjunto. É comum ocorrerem alterações vasculares nas pessoas com diabetes, com interferência na função renal do paciente. Esse descontrole leva a descompensação da pressão arterial e piora as situações clínicas. Além disso, a resistência à insulina favorece a entrada de sódio nos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Manter níveis de glicemia adequados previne as alterações vasculares do paciente, com resultados benéficos para a hipertensão.
Existem diversos remédios que podem aumentar a pressão arterial. De acordo com o cardiologista Alexandre Murad Neto, da clínica Delboni, em São Paulo, antidepressivos, anticoncepcionais orais, anti-inflamatórios, corticoides, sibutramina e dilatadores nasais são alguns exemplos de medicamentos que alteram a pressão arterial. "Por isso é de extrema importância que se consulte um médico antes de começar a tomar qualquer tipo de medicamento", afirma.
Um recente estudo britânico publicado no Annals of Internal Medicine descobriu que trabalhar mais de 10 horas por dia pode aumentar o risco de hipertensão em mais de 60%. Por isso, se você tem que trabalhar longas horas, é importante manter um estilo de vida saudável e monitorizar regularmente a sua pressão arterial e os níveis de colesterol para manter a saúde em dia. Outra sugestão é passar mais tempo com os amigos e familiares - um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que adultos solitários são mais propensos a desenvolver doença cardiovascular do que aqueles que regularmente passam tempo com os amigos ou entes queridos.
Trabalhamos para nosso sustento e devemos entender que o trabalho é fruto do esforço, mas não deve ser sacrifício. Por muitas vezes, observei amigos, que acabam sendo dependentes de remédios para buscarem equilíbrio, devido às pressões que eles mesmos as impõe. Construir um patrimônio, deve entender que constrói-se algo, para desfrutar, não apenas para deixar como herança, e às vezes esquecemos disso e nos focamos tanto no trabalho que pequenos prazeres são deixados de lado. (continuo amanhã...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário