Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de maio de 2012

Hipertensão: Você segue a dieta? - Saúde

A impressão dos médicos se confirmou. Mesmo em tratamento, a grande maioria dos hipertensos e pacientes com insuficiência cardíaca não segue a dieta recomendada pelos médicos. Pesquisa feita pelo Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas, revela que apenas 13% deles consomem sal na porção ideal para controlar as doenças.
O quadro, segundo especialistas, é grave pois são pessoas sob tratamento, que negligenciam as recomendações médicas. Com isso, podem ter uma piora no seu estado de saúde.
O estudo analisou a concentração de sódio em 949 pacientes durante dois anos - entre 2009 e 2011 - com um método infalível: o exame de urina. “O rim elimina a mesma quantidade de sódio que foi ingerida”, explica o diretor da Clínica de Hipertensão do Incor, Luiz Bertolotto, um dos responsáveis pelo estudo. Segundo ele, os dados são alarmantes. Em média, os pacientes consomem seis colheres rasas de café de sal por dia, o dodro da média recomendada.
“Mantendo essa quantidade, eles precisarão tomar mais medicamentos”. No caso dos pacientes com insuficiência cardíaca, os sintomas da doença, como falta de ar, podem piorar por causa do excesso de sal. Para o médico, os hábitos alimentares da população precisam mudar com urgência pois a pressão alta é causa de 40% dos infartos, 80% dos casos de AVC (Acidentes Vascular Cerebral) e 25% dos casos de insuficiência renal.
Pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde mostra que a hipertensão atinge 22,7% dos brasileiros adultos. Quase 60% da população com mais de 65 anos têm a doença.
Bem, são números e informações, mas são dados reais. A hipertensão é uma doença silenciosa, assim como o Diabetes do tipo 2. Em muitos casos, apesar de existir uma predisposição genética, pode ser evitada ou retardada, sem controle com certeza será antecipada.
Apesar dos reflexos cardíacos quando se fala de hipertensão, afinal, fica evidente que a pressão sanguínea é fruto de estreitamento de vasos e batimentos, antes, deve-se verificar a função renal, pois os rins são os controladores de fato da pressão arterial. Muitos ignoram que as funções renais, acreditando que estão apenas limitadas à filtragem de impurezas.
Falarei à respeito em breve, sobre funções renais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário