Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Metro de Xangai: roupa ousada não deve ser usada... - Sociedade


Vestida com lenço e sutiã de ferro para proteger seus seios, chinesa protesta em Xangai contra comunicado da companhia de metrô

Um comunicado oficial do metrô de Xangai, na China, que relacionou a ocorrência de abusos sexuais com a vestimenta das mulheres, provocou a reação de milhares de internautas e protestos de usuários nas linhas de transporte. "Vestindo-se assim, seria incomum para uma mulher não ser assediada”, afirma o texto, ilustrado com a foto de uma usuária vestindo roupas transparentes (foto abaixo). “Podem existir pervertidos no metrô e é difícil se livrar deles. Por favor, tenham amor próprio, minhas senhoras", continua o comunicado.
Diversos internautas criticaram o post por seu caráter discriminatório e sexista. “De acordo com essa lógica, os homens podem assediar mulheres em piscinas?”, questionou uma internauta citada pelo jornal local China Daily. “Vocês deveriam fornecer segurança adequada aos passageiros do metrô. Não fujam da responsabilidade, e nunca arranjem desculpas para os criminosos!”, expressou outra internauta, segundo o site de notícias e artigos Ministry of Tofu. O post da empresa recebeu mais de sete mil comentários.
Em protesto ao ocorrido, duas ativistas fizeram uma intervenção nas linhas do metrô de Xangai. Vestidas com burcas e sutiãs de ferro para proteger seus seios, elas carregavam cartazes e posavam para fotos, publicadas posteriormente nas redes sociais. “Eu posso ser provocante, mas você não pode me assediar”, dizia uma das placas das ativistas.
Apesar das manifestações contrárias, milhares de chineses parecem concordar com a posição da companhia do metrô de Xangai. Em pesquisa realizada com 44 mil internautas da rede social chinesa Weibo, 68,8% concordam que as mulheres devem se vestir com trajes adequados para sua proteção e que aquelas que se vestem de forma provocativa devem saber das possíveis consequências. “Eu acho que uma mulher que usa roupa transparente em público está, na verdade, assediando os homens”, comentou um internauta, de acordo com o jornal The Huffington Post. “Se você quer ser respeitado, você deve aprender a respeitar os outros primeiros”, continuava o post.
O metrô chinês também se defendeu das acusações, esclarecendo que o comunicado não era uma justificativa do abuso sexual, mas sim um “lembrete gentil” às usuárias do serviço. Segundo o Ministry of Tofu, foram relatados diversos casos de assédio a mulheres no metrô de Xangai nos últimos dois meses. No dia 13, um homem foi preso por se masturbar em frente a uma passageira e, apenas uma semana depois, outro foi detido por exibir seus genitais para mulheres.
Em 2011, um policial canadense fez um pronunciamento com teor muito semelhante ao da companhia de transportes chinesa. Ele afirmou que as mulheres não deviam se vestir como “vadias” se quisessem se manter a salvo de abuso sexual. Desde então, diversos protestos sob o nome de SlutWalk ocorreram ao redor do mundo contra o constrangimento imposto às mulheres.
Pois é, melhor ver com que roupa se deve sair, pois o verão está chegando no hemisfério sul, e as roupas podem encurtar mais ainda...


----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grupo Suprema Decor

Loja 01 - Alameda dos Maracatins, 99 - Moema - SP
Fone: (11) 3539-1800 | 3539-9500

Loja 02 - Shopping D Av. Cruzeiro do Sul, 1100 - Loja 2208/2209
Fones: (11) 4506-6098 | 4506-6099


O Grupo Suprema Décor, tem como objetivo, apostar no diferencial de atendimento e qualidade, com preços justos para o conceito de mobiliário planejado. Buscamos com isso a eficiência e satisfação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário